ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

5º Workshop Controle Alternativo de Pragas e Doenças acontece em outubro

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 05/08/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas gerais (Epamig) realiza o 5º Workshop Controle Alternativo de Pragas e Doenças. O evento on-line acontecerá entre os dias 26 e 28 de outubro e contará com três painéis temáticos e sete cursos gratuitos. As inscrições para as atividades já estão abertas e podem ser realizadas no site

No dia 26 de outubro, o tema destacado será o manejo de pragas. No segundo dia, o foco será o manejo de doenças. Já o terceiro painel, no dia 28, vai discutir o mercado e o uso de biopesticidas. As atividades terão início sempre às 18h e, após as apresentações, haverá um espaço reservado para as interações entre palestrantes e público. “Teremos a participação de pesquisadores de 22 instituições públicas e privadas nas palestras e nos cursos, todos com vasta experiência na área”, conta a pesquisadora da Epamig, Madelaine Venzon, coordenadora do evento.

Os cursos ministrados por pesquisadores da Epamig, da Embrapa e de várias universidades brasileiras serão realizados também nos dias 26, 27 e 28 de outubro, entre 14h e 18h. A participação é facultada aos inscritos nas palestras do workshop, que devem confirmar a participação nas atividades pretendidas. Os temas abordados, horários e palestrantes podem ser consultados aqui.

Madelaine Venzon ressalta que, por ser on-line, o evento tende a atrair um público maior e mais diversificado, no Brasil e no exterior. “O tema é extremamente atual e necessário. Já estávamos sendo demandados há algum tempo para o retorno desse workshop, pelos nossos parceiros, tanto agricultores, como técnicos e estudantes”, destaca.

De acordo com a pesquisadora, as discussões e práticas avançaram positivamente desde o primeiro workshop realizado há 15 anos. “O tema que norteará as discussões é o fato de que as tecnologias ditas alternativas são uma necessidade hoje. Por exemplo, o aparecimento de pragas resistentes aos métodos convencionais de controle tem levado os produtores, inclusive dos cultivos convencionais, a buscarem o controle biológico. Podemos encontrar, atualmente, 433 produtos biológicos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o manejo de pragas e doenças”, informa.

A pesquisa foi fundamental para o surgimento dessas novas tecnologias, no entanto, mais precisa ser feito. “Temos ainda muitos resultados, tanto na Epamig como nas outras instituições de pesquisa e universidades do país, aguardando recursos financeiros para que a tecnologia seja produzida, comercializada e utilizada”, completa Madelaine.

Trabalhos técnicos-científicos

Até o dia 10 de setembro, a comissão organizadora do 5º Workshop Controle Alternativo de Pragas e Doenças recebe a submissão de trabalhos técnicos científicos para serem apresentados durante a programação e publicados nos anais do evento. Serão aceitos resumos de trabalhos na área de manejo e controle alternativo de pragas e doenças de plantas, inscritos conforme as especificações determinadas pelo edital.

Segundo a pesquisadora da Epamig e uma das coordenadoras do workshop, Wânia dos Santos Neves, “os resumos serão analisados pela Comissão Científica do Workshop que levará em consideração os critérios sobre o mérito e grau de relevância do trabalho, clareza dos objetivos, conteúdo científico e originalidade. Os cinco trabalhos mais bem pontuados serão apresentados no formato de vídeo durante o evento e os demais integrarão um e-book a ser disponibilizado no site”.

As informações são da Epamig.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures