ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mecanização facilita tratos e reduz custos em cafezais

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 24/05/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

As lavouras cafeeiras no Brasil têm aumentado muito seu índice de mecanização, fator importante para reduzir os custos de produção do café e para tornar a atividade mais competitiva. Até a década 1970, os cafezais eram quase totalmente cultivados de forma manual, situação em que eram utilizados de 100-130 homens/dias/ha e um trabalhador cuidava de apenas 1-2 ha de lavouras. 

Em seguida, com a renovação de cafezais entre as décadas 1970-1990, novas regiões, mais planas, como os Cerrados, passaram a ter cultivo de café. Também, nesse período, com a constatação da ferrugem, houve a adequação de espaçamentos para facilitar as pulverizações, o que promoveu também toda a mecanização dos tratos. 

Nesta época também foi muito importante o desenvolvimento da primeira colhedeira de café. Desde então, houve grande evolução no maquinário e, atualmente, a mecanização se tornou um elemento essencial para viabilizar as atividades no campo, diante da escassez, custo elevado e baixo rendimento da mão de obra. Operando as máquinas, o trabalhador passa a fazer o seu trabalho nas lavouras, com menor esforço e maior rendimento. 

Em resumo, a mecanização em cafezais facilita todas as operações de tratos na lavoura, reduz a necessidade de mão-de-obra, viabiliza explorações em maior escala e reduz o custo de produção do café. 

As operações nas lavouras cafeeiras podem ser feitas de 7 modos: de forma manual, com utensílios/ferramentas de operação manual ou com máquinas pequenas, motorizadas, de operação manual. O segundo modo é com tração animal, usando implementos menores, de pouco uso em cafezais. O terceiro é através do uso de moto-triciclos com implementos acoplados, muito úteis em pequenas propriedades. O quarto é com o uso de microtratores, de duas ou quatro rodas. O quinto por tratores cafeeiros e seus implementos, sendo este o sistema mais usado. O sexto por máquinas automotrizes, especialmente na colheita. Já o sétimo, com o emprego de aeronaves (aviões, helicópteros ou drones), ainda com pouco uso. 

Com maquinário apropriado, pode-se fazer quase todas as operações na implantação e na condução de cafezais: no preparo do terreno e plantio, na correção do solo e nas adubações, no controle do mato e da erosão na lavoura, no controle de pragas e doenças, nas podas das plantas, na subsolagem do terreno, na arruação e esparramação e na colheita e preparo do café. 

A mecanização nas propriedades cafeeiras deve ser feita de forma racional. Mecanizar não significa, simplesmente, comprar máquinas. É preciso combinar máquinas corretas para determinada propriedade, que representem investimentos e custos operacionais mais baixos. É necessário contar com operadores treinados. É preciso fazer um bom gerenciamento no uso do maquinário. Além disso, deve-se proceder uma adaptação nas lavouras e, em muitos casos, também no terreno. Tudo isso para executar as operações de forma correta e alcançar bom rendimento do maquinário.


Máquinas motorizadas de operação manual: derriçadeira, podadeira e roçadeira


Implementos de tração animal: lâmina para abrir micro-terraços, cultivador e pulverizador


Operação com moto-triciclos: com pulverizador e com adubadeira


Operação com microtratores, de 2 e 4 rodas: com adubadeira e pulverizador


Operando com tratores cafeeiros, de bitola estreita: na lavoura e no terreiro


Máquinas automotrizes de colheita de café

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures