ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

É importante o diagnóstico correto dos problemas da lavoura de café

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 26/02/2021

2 MIN DE LEITURA

0
2

Nem tudo que parece é. Vale esse dito popular quando se trata de diagnosticar problemas que aparecem nas lavouras de café. O diagnóstico correto, visando identificar a causa real do problema, deve considerar os vários aspectos ligados à ocorrência.

Os problemas na lavoura cafeeira podem ser agrupados de acordo com quatro origens, sendo: a) de natureza física ou mecânica; b) de origem química; c) de origem biológica; e d) de natureza fisiológica. Como se conhece, cientificamente, são os chamados fatores bióticos e abióticos.

O diagnóstico de problemas nos cafezais deve ser feito, inicialmente, pela observação visual das plantas e das suas partes, verificando os sintomas ou sinais que aparecem. Essa verificação deve começar pela lavoura como um todo, depois passando ao exame das plantas e de suas partes: folhas, ramos, frutos e raízes.

A visão geral permite identificar o modo como o problema vem ocorrendo: se em toda a lavoura, se em todas as plantas, em reboleiras de plantas ou, então, ao acaso. Esse modo de ocorrência já dá uma pista sobre o problema. Assim, por exemplo, doenças no geral evoluem em reboleiras. Queima por adubos aparecem mais em algumas plantas salteadas.

Nessa observação inicial, deve-se procurar a correlação dos problemas com a condição local, manchas de solo, situação de relevo, face da lavoura e das plantas, etc. Deve-se, também, levantar os produtos e as práticas de manejo que foram utilizados recentemente, pois eles podem estar correlacionados com sua ocorrência. No mesmo sentido, devem ser obtidos os dados de clima e problemas climáticos registrados em período próximo passado.

A diagnose visual deve, sempre que necessário, ser complementada por análises de materiais coletados das plantas ou do solo, que são enviados aos laboratórios para exame fitopatológico ou análise química, dando base mais segura ao diagnóstico final e, em seguida, dará origem às recomendações para a superação dos problemas através do emprego de práticas adequadas.

Recentemente, três problemas ocorreram e são exemplos da necessidade de um diagnóstico correto. Primeiro foram botões enegrecidos que podem ter sido identificados como causados por ataque de fungos, como a Phoma. Ocorre que o período vinha muito seco e quente, portanto, não propicio à evolução dessa doença, cujo ataque deveria também estar presente nas folhas. Então, a causa real pode ter sido falta de água.

Segundo, o que ocorre todos os anos, consiste numa queda de frutos maiores e menores, que é associada ao ataque de fungos, quando, na realidade, é um problema fisiológico ligado às reservas da planta. Nesses frutos caídos, lesões escuras que aparecem especialmente na região onde o fruto se desprendeu do ramo são provocadas por fungos secundários, saprófitas.

Terceiro, são queimas de folhas e ramos que aparecem como se fosse uma bacteriose e, quando se verifica mais detalhadamente, podem estar ligados a uma causa física/química, por exemplo, um excesso de sais por adubação ou por aplicação de defensivos.


Exemplos de botões mumificados por falta de água, não por Phoma


Exemplo de frutos caídos e que apresentam lesões escuras na região de onde se desprenderam dos ramos. Causa fisiológica, não por ataque de fungos


Exemplo de plantas com folhas queimadas causadas por excesso de sais por adubações pesadas com pouca umidade no solo

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures