ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Plataforma Global do Café: os resultados de 2017 e os planos para o futuro

P&A MARKETING E EQUIPE

EM 18/05/2018

3 MIN DE LEITURA

0
1

O ano de 2017 para o Programa Brasil da Plataforma Global do Café (GCP) foi cheio de conquistas. Com o apoio de nossos 53 membros e dezenas de parceiros, atingimos o número de 587 técnicos, de mais de 50 instituições, treinados nas Boas Práticas recomendadas pelo Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC) nos módulos básico e avançado. A disseminação de informação entre técnicos também ganhou força com os excelentes resultados do curso EaD (ensino a distância) Currículo de Sustentabilidade do Café - Sustentabilidade na Produção de Café promovido pelo SENAR. Estes profissionais atuam como multiplicadores do conhecimento e tem a capacidade de alcançar milhares de produtores em todo o Brasil.

Para auxiliar o trabalho de quem está no campo, lançamos mais um material informativo: o Manual de Implementação dos 18 Itens Fundamentais. Ilustrado e de fácil leitura, este material tem como objetivo guiar o agricultor na melhoria dos principais pontos que levam a sustentabilidade em sua propriedade.

Os parceiros da GCP também tiveram papel fundamental para os bons resultados de 2017. A parceria com o Cecafé no Programa Produtor Informado levou conceitos de informática e sustentabilidade a 1.220 agricultores e suas famílias; e em Rondônia a EMATER-RO está implantando com sucesso a Metodologia de Assistência Técnica Coletiva (MATC), desenvolvida pela HRNS, onde as famílias passam a receber uma média de 11 visitas ao ano (mais que o triplo de visitas do modelo tradicional) isso sem aumentar os custos do serviço de extensão. E para ilustrar ainda mais o poder da colaboração e o compromisso de nossos membros e parceiros com a sustentabilidade, compilamos o Catálogo de Sustentabilidade, lançado durante a Semana Internacional do Café em BH, que reuniu 116 iniciativas individuais de mais de 30 entidades.

PLANOS PARA O FUTURO & NOVIDADES

O Programa Brasil entra em uma nova fase de desenvolvimento: medir os impactos das práticas de sustentabilidade recomendadas e disseminadas através de materiais e treinamentos ao longo dos últimos anos. Para isso, em 2017, foram desenvolvidos de maneira participativa e colaborativa 35 Indicadores de Sustentabilidade. Estes indicadores irão medir os efeitos de nossos esforços a nível de campo através do Aplicativo CSC (CSC App), lançado e amplamente divulgado no último ano. Os dados disponibilizados pelo CSC App através de 25 relatórios, poderão ser empregados para a melhoria continua das instituições. Pensando neste processo, o Programa Brasil da GCP desenvolveu em 2017 um curso e método de implantação do Sistema Interno de Gestão (SIG), que auxiliará instituições em sua gestão interna e obtenção de resultados.

Para 2018, nossos planos continuam alinhados com a busca da sustentabilidade e melhoria da cafeicultura brasileira. Iremos focar na medição dos impactos através do aplicativo e melhoria contínua através do Sistema Interno de Gestão (SIG), usando a sólida base de conhecimento criada pelo Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC), através da manutenção dos treinamentos e parcerias. Essas ferramentas serão instrumento para a criação de Regiões Sustentáveis, que fortalecerão as origens produtoras de café no país e promoverão a melhoria contínua do setor.

E como nova linha de trabalho, a Plataforma Global do Café (GCP) lança em 2018 as Iniciativas de Membros, que são ferramentas que incentivam membros a desenvolver iniciativas próprias co-financiadas por parceiros. O Programa Brasil e a GCP atuarão como articuladores do projeto, aproveitando sua ampla rede de contatos para promover colaboração e multiplicação de esforços através das iniciativas propostas.

Finalizando, faltou mencionar que 2018 começou com a notícia da nomeação de Carlos Brando para a posição de novo Diretor do Conselho da GCP global. A presença de um brasileiro neste grupo aumenta a visibilidade do país no contexto internacional e nos dá ainda mais força para realizarmos ações em prol do setor.

Ficou interessado em saber mais sobre essa e outras atividades da Plataforma Global do Café no Brasil? Entre em contato conosco e venha colaborar para um setor cafeeiro mais próspero e sustentável!

Nota: A P&A coordena a Plataforma Global do Café no Brasil e está à disposição para receber comentários ou esclarecer dúvidas em relação à iniciativa. Telefone: (19) 3651-3233.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures