ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A origem do Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC)

P&A MARKETING E EQUIPE

EM 10/04/2018

2 MIN DE LEITURA

0
1

A Plataforma Global do Café (GCP da sigla em inglês), que promove a sustentabilidade na cafeicultura, conta atualmente com 53 instituições membros e dezenas de parceiros no Brasil, como serviços de extensão, universidades e centros de pesquisa. Muita gente já ouviu falar da “Fazendinha” ou viu este material em eventos onde a Plataforma esteve presente. A Fazendinha ilustra os 18 Itens Fundamentais do Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC), que é um dos materiais-base de educação do produtor para a sustentabilidade e uma das ferramentas mais importantes do Programa Brasil da GCP.

O Currículo surgiu em 2015, sendo um documento elaborado coletivamente pela cadeia do café. Para quem não sabe, sua base veio do PI-Café (Produção Integrada de Café, publicado como instrução normativa em 2013), um material de alta qualidade que foi refinado com importantes contribuições dos serviços de assistência técnica e extensão rural dos principais estados produtores do Brasil (Emater-MG, Incaper-ES, CATI-SP, Emater-PR e Emater-RO), entidades, institutos e associações ligadas à sustentabilidade. Depois de meses de discussão e criação colaborativa, surgia o Currículo de Sustentabilidade do Café.

O CSC busca desmistificar a sustentabilidade entre os produtores através de uma linguagem didática, com imagens e exemplos de implementação. As práticas recomendadas incluem aspectos ambientais, sociais e econômicos da produção de café, para que o cafeicultor organize sua propriedade, cumpra a legislação e produza de forma sustentável, de modo a ter mais rentabilidade, sem prejudicar o ambiente.

Os 18 Itens Fundamentais do CSC são:

Aspectos Econômicos: Produtividade (1), Controles, registros e documentação (2), Custo de produção (3), Análise de solo, plano de adubação e análise foliar (4), Manejo Integrado de Pragas e Doenças (5);

Aspectos Ambientais: Cobertura e conservação do solo (6), APP: Área de Preservação Permanente (7), Uso racional da água (8), Tratamento e destinação de resíduos (9), Armazenamento de agroquímicos (10), Devolução de embalagens de agroquímicos (11), Agroquímicos com registro e prazo de carência (12), Clima (13);

Aspectos Sociais: Uso de EPI (14), Treinamentos (15), Saúde e segurança (16), Legislação Trabalhista (17), Jovens, mulheres e sucessão familiar (18).

Cada item fundamental se quebra em diversos indicadores, e nos materiais da Plataforma se explica como implementar cada um deles e depois avaliar. É uma espécie de “roteiro” para o pequeno e médio produtor seguir e ser mais sustentável no longo prazo.

Estamos comemorando 3 anos de lançamento do Currículo e muitos resultados positivos do programa brasileiro da Plataforma Global do Café. Em 2017, foi lançado o Aplicativo do CSC, para celular, tablet e computador, a fim de facilitar a coleta de dados no campo e abrir caminho para uma mensuração mais realista das práticas sustentáveis adotadas na cafeicultura brasileira. Em 2018 trabalharemos para mais sustentabilidade com conectividade!

Sobre a Plataforma Global do Café
A Plataforma Global do Café é uma associação internacional com membros de todos os segmentos da cadeia produtiva. Ela atua hoje em 8 países produtores, como Colômbia, Honduras, Peru, Indonésia, Uganda, Quênia, Vietnã e Brasil, que criam suas próprias estratégias de sustentabilidade no campo. O Brasil tem um programa abrangente desde 2012, coordenado pela empresa P&A Marketing. Os projetos brasileiros são implementados por meio de uma ampla rede de parceiros, com abordagem colaborativa.

Clique aqui para conhecer o CSC e os demais materiais da GCP.

Para saber mais sobre o Aplicativo do CSC e atividades do Programa Brasil da GCP, entre em contato: peamarketing@peamarketing.com.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures