Tendências Econômicas para a Cafeicultura

Projeções de Produção, Consumo, Exportação e Estoques. Período: 2011-2020. Por Alexandre Silva Balbino

Publicado por: CaféPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

* Por Alexandre Silva Balbino

Projeções de Produção, Consumo, Exportação e Estoques

Período 2011-2020

Com o avistar da nossa safra de café 2013/2014, é de bom entender, aos produtores e às classes ligadas ao ramo do mercado cafeeiro, alguns dados elaborados para a tomada de decisão e estratégias de mercado.

O ciclo de produção de safra do café é de longa data já conhecido, por conta da bianualidade da produção e pela vasta área de plantio no Brasil e em outros países. Não ocorrendo intempéries, torna-se possível fazer uma projeção do mercado cafeeiro com dados estimados próximos à realidade, com pequena margem de erro.

Desde 1830, ou seja, há 183 anos, o Brasil se consolidou como sendo o maior produtor de café do mundo, sua participação no mercado correspondendo  aproximadamente 30% de toda a produção nos dias atuais. No entanto, este nível já chegou há quase 80% de todo o café produzido no mundo no século XIX, com isso, houve a necessidade de um plano de intervenção do governo para garantir os preços aos produtores, fazendo empréstimos externos para amenizar o impacto dos baixos preços que se prolongaram no período de 1906-1921.

Segundo projeções do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), a partir de estudos elaborados no ano de 2012, a produção brasileira de café irá crescer a um percentual de 4,4% até a safra 2019/20, já se estima que o consumo terá um crescimento de 3,5% e as exportações, um crescimento anual estimado de 1,7% até 2019.

O Gráfico apresenta a projeção de produção, consumo, exportação e estoques para o período de safra correspondendo 2011-2019.


Fonte: CONAB, DCAF/SPAE/MAPA.

O café, sendo uma commodity, é sujeito a qualquer movimentação do mercado e tem como sua formação de preço a lei de oferta e demanda. Caberá ao produtor rural, cooperativas e entidades ligadas à classe se manterem alertas e com o controle de suas finanças bem equilibradas para períodos de baixos preços, uma vez que estes poderão ocorrer, segundo projeções de dados, por possíveis estoques excedentes de várias safras a partir de 2015.

O governo poderá adotar várias políticas para manobrar a disparidade do preço de venda do café no mercado e o custo de produção efetivo, na tentativa de diminuir a intensidade dos preços baixos, que poderão atingir a produção brasileira, no entanto, vai um alerta aos produtores: o Brasil detém 30% da produção e o restante 70% está distribuído nos demais países produtores pelo mundo, os quais permaneceram com suas produções com grandes chances de manterem durante o período estudado.

Sendo estas as projeções para a cafeicultura, será de muita importância que o produtor de café procure reestruturar sua visão estratégica do negócio, utilizando uma gestão eficaz, tendo como objetivo a redução de custos e o aumento de produtividade, assim, por meio desse método, buscar uma alternativa em que os produtores de café, pequenos, médios e grandes, terão de adotar para permanecerem com uma fonte de renda lucrativa, garantindo, então, sua sobrevivência no mercado.

*Alexandre é Economista, formado em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis pela UNIFAE
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto CaféPoint

CaféPoint

O CaféPoint é o portal da cafeicultura no Brasil. Contém análises de mercado, perspectivas, cotações, notícias e espaço para interação dos leitores, além de artigos técnicos que abordam produção, industrialização e consumo de café. Acesse!

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

claudionilo de souza chagas
CLAUDIONILO DE SOUZA CHAGAS

ESPERA FELIZ - MINAS GERAIS - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 27/10/2013

Bom dia sou produtor  e comerciante de café

Gostaria muito de ver minha classe unida e organizada Com uma direção seria e serena para tomar decisões  que ajudem os produtores de café que trabalhão duro para plantar cuidar e colher os grãos que vão para as casas de milhares de pessoas ao redor do mundo e mesmo assim não são reconhecidas pelo dirigentes do nosso pais. Veja só está acontecendo manifestações por todo o Brasil onde varias classes  estão defendendo  seus direitos ai alguns vândalos estão aproveitando para fazer paternas e o governo está gastando milhões com segurança  e reforma dos patrimônios públicos e não prende e não multa ninguém agora basta um pequeno produtor pai de família humilde e trabalhador  começar sua colheita para que os fiscais do ministério publico começam  a multar todos sem relevância.