ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quanto vale o seu café?

ESPAÇO ABERTO

EM 13/07/2020

3 MIN DE LEITURA

0
0

Por Giovanna Escoura Garcia*

Nada mais prazeroso do que tomar uma xícara quentinha de café, certo? Mas você sabia que, ao comprar seu café, você contribui para uma longa cadeia produtiva que perpassa diversas questões sociais, ambientais e econômicas?

Para o café chegar a sua xícara, ele passa por um complexo sistema que envolve o impacto ambiental relativo à preparação do solo, ao plantio e à colheita dos grãos, bem como o impacto social relacionado às condições dos trabalhadores rurais. Além desses impactos, há todo o processo comercial e industrial para o café chegar até você, que tem o poder de contribuir para que essa cadeia produtiva seja mais justa e sustentável a cada compra que  faz, optando por adquirir cafés certificados e com selo de sustentabilidade.

A Rainforest Alliance, organização internacional sem fins lucrativos, com mais de 30 anos de experiência, atua em mais de 80 países ao redor do mundo para ajudar a proteger o meio ambiente, conservar a biodiversidade e promover os direitos e o bem-estar dos trabalhadores, suas famílias e comunidades e possui uma das certificações para café mais reconhecidas do mercado. Os produtos que levam o seu selo estão comprometidos a mitigar o impacto negativo da produção agrícola ao meio ambiente e fomentar melhores condições e direitos para os trabalhadores do campo.

Quais são os benefícios do café certificado pela Rainforest Alliance?

Os consumidores de café estão cada vez mais em busca de transparência e sustentabilidade ao comprarem o produto. Eles querem mais informações sobre a qualidade e a origem dos grãos, as condições de trabalho no campo e sobre os impactos ambientais e sociais envolvidos do plantio à embalagem do café. Por isso, quando um café é certificado pela Rainforest Alliance, significa que ele foi produzido de acordo com padrões rigorosos que protegem o meio ambiente, capacitam os produtores rurais e apoiam as comunidades locais.

O café certificado pela Rainforest Alliance beneficia todos os envolvidos na cadeia produtiva: agricultores e trabalhadores ganham acesso a meios de subsistência sustentáveis, marcas passam a oferecer produtos de qualidade, varejistas gerenciam riscos com mais facilidade e  consumidores passam a ter mais confiança nas marcas e compram produtos alinhados a seus valores pessoais.

Como o café certificado pela Rainforest Alliance protege as pessoas e o meio ambiente?

Os cafés certificados pela Rainforest Alliance são cultivados com biodiversidade, conservação e sustentabilidade como princípios. Para que uma fazenda seja certificada, certos padrões devem ser atendidos e verificados por um processo de auditoria.

A norma da certificação agrícola da Rainforest Alliance, a que nossos produtores e fazendas parceiras precisam seguir, é baseada em quatro pilares principais: gestão da fazenda, boas práticas agrícolas, bem estar dos trabalhadores e boas práticas ambientais. O objetivo da norma é que os produtores aumentem a resiliência de seus negócios, tomando decisões de acordo com indicadores de gestão, melhorando sua produtividade e reduzindo seus custos. Além disso, por meio da adoção de boas práticas agrícolas, o produtor reduz sua dependência do uso de agroquímicos, melhora a qualidade e fertilidade do solo e propicia melhores condições para o aumento da biodiversidade em suas fazendas. Ao propor a adoção de boas práticas em gestão de pessoas e bem estar do trabalhador, a Rainforest Alliance contribui para que as áreas produtivas contem com trabalhadores mais saudáveis, treinados e motivados. Há relatos de que este maior vínculo entre o proprietário e seus funcionários possui benefícios, como o aumento da qualidade do café. Por fim, ao adotar boas práticas ambientais, a fazenda contribui para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, se torna climaticamente mais resiliente e pode apresentar melhorias como o aumento da retenção de água pelo solo, reduzindo, por exemplo, a necessidade de irrigação da plantação.

Em 2020 a Rainforest Alliance, que passou por um processo de fusão com a organização não governamental holandesa UTZ, em 2018, está lançando uma nova certificação, que visa apoiar ainda mais os produtores e as empresas a produzirem e comercializarem produtos sustentáveis, que contribuem para o bem estar das pessoas e do meio ambiente. No Brasil, a Rainforest Alliance conta com diversas fazendas e marcas parceiras de café e outros produtos. Na sua próxima ida ao mercado ou a cafeteria, que tal experimentar um café certificado pela Rainforest Alliance e colher todos os benefícios de saber que seu café está causando um impacto positivo no meio ambiente e nas comunidades de onde veio?

*Giovanna Escoura Garcia é Gerente de Mercados na Rainforest Alliance

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures