ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

"Qualidade da safra brasileira deve diminuir estoques", afirma Rodrigo Costa

ESPAÇO ABERTO

EM 05/08/2019

3 MIN DE LEITURA

0
0

Por Rodrigo Costa*

O presidente dos Estados Unidos anunciou uma nova rodada de tarifas para o equivalente a 300 milhões de dólares em produtos importados da China, ou seja, taxando quase tudo o que se compra daquele país.

A notícia aconteceu um dia após o FOMC (equivalente ao COPOM) ter diminuído os juros em 0.25% e não ter dado como certos outros cortes no curto-prazo – Trump tem feito pressão para cortes maiores dos juros.

Em tese, o movimento de Donald “força” o FED a diminuir mais rápido o custo do dinheiro, já que potencialmente pode comprometer o crescimento econômico mundial – um dos pontos justificados por Powell na entrevista após a reunião do banco central para baixar os juros neste momento.

A volatilidade dos ativos foi grande na semana que se encerrou com as principais bolsas de ações caindo mais de 3% em cinco dias, as commodities derretendo e o dólar americano (DXY) atingindo o mais alto patamar desde 16 de maio de 2017.

Os contratos de café da ICE caíram 1.6% e 2.38%, respectivamente, para o arábica e para o robusta, inicialmente encontrando suporte diante do fim de semana frio no Brasil, para depois escorregar com prognósticos de temperaturas baixas, mas insuficientes para causar risco de geada no cinturão produtor.

Considerando a desvalorização do Real e do peso Colombiano as perdas poderiam ter sido maiores, mas, como esperado, as vendas dos fundos encontraram o interesse de compra de comerciais que há algumas semanas ficaram de fora do mercado.

O reflexo no fortalecimento dos diferenciais é inevitável, causando um fluxo menor de negociação do físico nas origens e um interesse reduzido nos destinos.

Assumindo que o terminal volte a ficar pressionado e com ganhos limitados, a disponibilidade dos estoques nos países consumidores deve gradualmente diminuir em um ano deficitário e de preços caros para originar café.

Em outras palavras: os cafés spots mais baratos devem atrair compradores que não encontrarem alternativas mais “palatáveis” dos países produtores, algo que se acontecer deve mudar ligeiramente a composição dos spreads.

Outro fator positivo para Nova Iorque é a diminuição do volume de café de qualidade da safra brasileira atual, cuja colheita está próxima do final.

Se em 2018/2019 os cafés produzidos foram em sua maior parte de excelente qualidade, a de 2019/2020, após múltiplas floradas, maturação irregular e chuva durante a colheita, prejudicou não apenas a disponibilidade de cafés-não-naturais, como também dos finíssimos.

Neste cenário, os suaves da América Central e do Sul têm chances de reconquistar uma parcela de participação nos blends que andaram perdendo para o Brasil, e, mais uma vez, tornar atrativos os cafés certificados, por exemplo.

Uma casa corretora internacional divulgou sua estimativa de oferta e demanda global para o café, apontando um déficit de 2.6 milhões de sacas no ciclo de 17/18, um superávit de 7.5 milhões de sacas em 18/19 e uma déficit de 3.4 milhões em 19/20.

Os números indicam consumos mundiais saudáveis, com crescimento de mais de 2% em cada período. As safras brasileiras estimadas pela empresa ficaram em 65 milhões para 18/19 e 58 milhões de sacas para 19/20.

Tecnicamente, o contrato “C” precisa respeitar os 96.25 centavos para evitar uma pressão vendedora dos fundos de sistema que volte a testar os US$ 90.80 centavos por libra-peso. Um rompimento acima de US$ 103.80 devolve o mercado para a mão dos altistas, mas apenas o clima ou uma movimentação ainda mais violenta das moedas deve alterar o intervalo de preços que temos visto de maio para cá.

Uma ótima semana e bons negócios a todos.

*Rodrigo Corrêa da Costa escreve este relatório sobre café semanalmente como colaborador da Archer Consulting

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures