FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Produtos fitossanitários: aspectos positivos, negativos, oportunidades e desafios

ESPAÇO ABERTO

EM 10/12/2019

0
0

Por José Otavio Menten*

A análise SWOT é uma técnica utilizada para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em diversas áreas, em atividades. Os produtos fitossanitários são insumos agrícolas que protegem as plantas contra as pragas (insetos, agentes causais de doenças e plantas daninhas), contribuindo para que expresse seu potencial produtivo.

Estima-se que as pragas ainda causam danos de pelo menos 40% na produção, apesar de todas as medidas de manejo utilizadas. Daí a necessidade de continuar desenvolvendo e aprimorando as alternativas de controle. Também se estima que, se os produtos fitossanitários não forem utilizados, a produção vegetal será reduzida pela metade.

Entretanto, a imagem e percepção desses produtos na sociedade, cada vez mais urbana e sem vínculos com a produção agrícola, não são das melhores, mesmo sendo esta uma ferramenta utilizada pela maioria dos produtores rurais. É necessária uma comunicação eficiente para promover a confiança dos consumidores de alimentos, mostrando que há muita ciência e tecnologia dando suporte aos produtos que são utilizados pelos agricultores.

Pontos positivos: os produtos fitossanitários usados são registrados, ou seja, após cerca de dez anos de desenvolvimento pelos fabricantes são analisados pelos pontos de vista do agronômico (MAPA), toxicológico (ANVISA) e ambiental (IBAMA). São produtos muito estudados e seguros. Somente devem ser vendidos a pessoas com receita agronômica e manuseados por profissionais habilitados.

Pontos negativos: a comunicação do setor de defesa vegetal com a sociedade precisa melhorar. É preciso que prevaleçam as visões dos especialistas (professores, pesquisadores, profissionais de fiscalização, produção, etc), já que se trata de tema técnico e complexo. Também há necessidade de atenção quanto à utilização correta e segura dos fitossanitários, em especial em relação à dose, período de carência e número das aplicações. Ainda assim, alimentos produzidos no Brasil são saudáveis, atendendo as exigências nacionais e internacionais.

Oportunidades: é fundamental que o Manejo Integrado de Pragas (MIP) sempre seja a meta. Deve-se desenvolver e utilizar todas as medidas de controle (legislativas, genéticas, culturais, físicas, mecânicas, biológicas e químicas).

É imprescindível desenvolver e registrar produtos, tanto químicos como biológicos, eficientes e com características toxicológicas e ambientais adequadas. Assim como se deve aprimorar a aplicação desses produtos, com equipamentos adequados, devidamente regulados e calibrados e em condições climáticas satisfatórias.

Desafios: o principal desafio é mostrar para a sociedade ser possível produzir alimentos saudáveis utilizando produtos fitossanitários. Outro ponto é a modernização da legislação. Em 30 anos há necessidade de incorporação da análise de risco, maior harmonização entre os órgãos registrantes (MAPA, ANVISA e IBAMA), agilização do processo de registro, priorizando os produtos com novos mecanismos de ação, já sendo utilizado em países concorrentes do Brasil.

Estes produtos são fundamentais para o enfrentamento de um dos grandes problemas atuais: o surgimento de pragas resistentes a produtos fitossanitários. Outro desafio é a melhoria de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), para manter sempre presente nas operações as Boas Práticas Agrícolas (BPAs). Enfim, os produtos fitossanitários são bons e extremamente necessários, mas precisam ser aplicados corretamente.

*José Otavio Menten é Presidente do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), Eng. Agrônomo, Mestre e Doutor em Agronomia, Pós-Doutorado em Manejo de Pragas e Biotecnologia e Professor Associado da ESALQ/USP

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.