ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtor rural também é produtor de água

ESPAÇO ABERTO

EM 23/03/2023

3 MIN DE LEITURA

0
0

Por Antônio Pitangui de Salvo*

Começo este artigo com uma reflexão. Por que ouvimos, com frequência, que a agropecuária contribui com a escassez hídrica? Por que esse mito é distribuído aos quatro ventos sem questionamentos? Ora, se é na propriedade rural que as chuvas caem de modo que possam infiltrar no solo e darem sequência ao ciclo hidrológico, ali está o maior motor de produção de água existente no âmbito das atividades humanas. Estou falando do produtor rural – esse digno cidadão quase sempre pouco conhecido – que alimenta as cidades e faz o correto manejo do solo para produzir água.

Isso não significa que a quantidade total de água no planeta aumenta pelas mãos do produtor rural, tampouco diminui. Essa quantidade é estável há milhões de anos. O que observo de perto, como produtor rural, e junto a outros colegas produtores, é que, com boas práticas de manejo, a água que infiltra é também filtrada pelo solo, retornando de maneira lenta e limpa ao lençol freático e alimentando rios e nascentes ao longo do ano. Por exemplo, evitar erosão é não ter perda de solo fértil, é ter água disponível para as raízes das plantas por mais tempo, é propriedade mais verde e mais sustentável.

Além disso, há dados científicos que comprovam que a agricultura contribui para reciclar água de boa qualidade e que não há relação entre a agricultura e a escassez hídrica. O pesquisador Lineu Rodrigues, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cerrados e pós-doutor em Engenharia de Irrigação e Manejo de Água pela Universidade de Nebraska demonstrou isso. Ele fez um estudo junto à Universidade Federal de Viçosa sobre agricultura no Bioma Cerrado. Nesse estudo, ficou provado que se toda área de cerrado brasileiro tivesse a vegetação nativa original, a recarga do lençol freático seria de 26%. Nesse estudo provou-se que, se essa mesma área fosse plantada com soja, a recarga seria de 46,4%, portanto, muito maior. A partir daí, conclui-se que a agricultura absolutamente não é a vilã dessa história.

É claro que não estou querendo dizer que o bioma deva ser substituído, mas apenas trazendo à luz argumentos científicos que corroboram o mito do qual falei no início. Há, também, outros estudos, como o da Universidade Federal de Santa Maria – RS que mostram como as lavouras de arroz filtram a água que entra no solo, devolvendo um recurso de melhor qualidade.

Você sabe para onde iria toda essa água sem o trabalho do produtor rural? Ela iria escoar rapidamente para os fundos de vales, potencializando picos de cheia de rios que, com a terra arrastada, teriam menor capacidade de volume, causando enchentes, aumentando os problemas de saúde pública, com maior contato das pessoas com lixo e esgoto. Como acontece nas cidades.

A demanda está aumentando, a quantidade não. Nós, produtores rurais, estamos devolvendo água limpa ao meio ambiente de forma lenta e contínua. Nossa produção é a céu aberto, e a chuva faz parte desse processo, bem como a irrigação, contribuindo fortemente para a segurança alimentar no mundo. Esse trabalho relaciona-se direta e indiretamente a todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Como produtor rural e presidente do Sistema Faemg Senar, tenho orgulho de dizer que temos ações relacionadas à conservação de solo e água, somos parceiros em diversos projetos do Produtor de Águas, da ANA, em Minas, e continuaremos nessa missão, ampliando ainda mais o nosso trabalho sob a ótica da produção sustentável.

Estamos no Brasil, país tropical com 12% das águas doces do mundo. E tenho certeza de que, com uma melhor gestão da água e tecnologias apropriadas, nosso país e Minas Gerais, com o apoio do produtor rural mineiro, tem plenas condições de se tornar exemplo para o mundo, se já não o somos.

*Antônio Pitangui de Salvo é engenheiro agrônomo e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures