ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Os benefícios da matéria orgânica além do fornecimento de nutrientes

ESPAÇO ABERTO

EM 17/07/2018

3 MIN DE LEITURA

3
4

Por Comunicação Rehagro


Foto: Diego Baquião

A matéria orgânica (MO) é formada de organismos, resíduos vegetais e resíduos animais em decomposição. Ela é capaz de alterar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, dessa forma, podendo interferir no crescimento e desenvolvimento das plantas.

A matéria orgânica quando mineralizada pode atuar no fornecimento de nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas, como nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K) e micronutrientes. No entanto, os benefícios proporcionados pela M.O. vão muito além do fornecimento de nutrientes, ela pode atuar também na disponibilidade de fósforo, visto que o P é um nutriente que apresenta grande fixação com o solo, e por isso não fica disponível para absorção pelas plantas. Nesse sentido, os ácidos orgânicos liberados a partir da decomposição da matéria orgânica atuam competindo com os sítios de adsorção de P, dessa forma, deixando o P mais disponível para a adsorção pelas plantas.

A estrutura física do solo pode ser alterada pela adição de matéria orgânica, uma vez que ela proporciona maior agregação das partículas do solo, melhor infiltração de água e maior retenção de água no solo, reduzindo assim o processo de erosão e consequentemente perdas das camadas superficiais do solo, além disso a MO também acarreta em maior porosidade do solo e diminuição da compactação, dessa forma, favorecendo o melhor desenvolvimento radicular das plantas.

A matéria orgânica pode gerar cargas negativas, aumentando assim a capacidade de troca de cátions (CTC) do solo, fato extremamente vantajoso para a fertilidade do solo devido a maior retenção de nutrientes e conseqüentemente diminuindo assim perdas dos nutrientes por lixiviação.

As propriedades biológicas do solo são melhoradas devido aos microrganismos presentes na matéria orgânica e também devido a M.O. fornecer energia para os microrganismos no solo. Por isso, vários são os benefícios proporcionados pelo fornecimento de matéria orgânica no solo, salientando que várias podem ser as fontes de matéria orgânica.

Fontes de matéria orgânica e relação C/N
Diversas são as fontes que podem ser utilizadas no cafeeiro, dentre elas: o esterco de curral, esterco de galinha, palha de café em coco, torta de mamona, e outras, todas com o intuito de fornecer nutrientes (tabela.1) e melhorar a física do solo.

Além das fontes citadas acima, a palhada da braquiária e resíduos vegetais de cafés podados, também podem colocados em cobertura na projeção da saia do cafeeiro, resultado em diversos benefícios, além da proteção do solo. No entanto, é importante destacar, que os materiais possuem diferentes relações C/N (carbono/nitrogênio), desta forma, quanto maior essa relação menor a taxa de decomposição, isso porque os microrganismos não irão encontrar nitrogênio suficiente para síntese de proteínas, e por isso terão seu desenvolvimento limitado, diferentemente do que ocorre em condições de baixa relação C/N.


Aplicação de composto no sulco para implantação de lavouras feito com palha de café e esterco de curral. Foto: Diego Baquião

A braquiária e resíduos de poda, por exemplo,apresentam baixo teor de N resultando numa alta relação C/N, por isso sua decomposição é mais lenta, quando comparada ao esterco, que possui uma menor relação C/N acarretando em uma decomposição mais rápida.Portanto, é importante saber qual a relação C/N do material fornecido (tabela.2), a fim de compreender a velocidade da decomposição desse material.

Portanto, o fornecimento de matéria orgânica ao cafeeiro, pode trazer diversos benefícios, tanto para as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.Sendo muito importantes para melhorar a qualidade do solo, atuar na construção da fertilidade e promover melhores condições para o desenvolvimento radicular, ou ainda a matéria orgânica pode favorecer a recuperação de solos degradados.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

THAYNNARA PRACHEDES

UBERABA - MINAS GERAIS

EM 01/12/2020

muito bom
LUCAS CAMPOS

EM 21/09/2020

muito boa a materia
ADEMAR VARGAS

EM 11/09/2020

muito bom

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures