ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O mundo pode saborear ainda mais cafezinho brasileiro

ESPAÇO ABERTO

EM 29/11/2018

5 MIN DE LEITURA

0
1

Por Nelson Carvalhaes

O agronegócio café, representado pelos segmentos da produção, indústria e exportação de café, tendo-se como alicerce a pesquisa, desenvolvimento e inovação, é sem dúvida um motivo de orgulho nacional, tanto no mercado interno quanto no mundial.

Estima-se que o setor fechará o ano de 2018 registrando um número total entre 33 e 34 milhões de sacas de 60 kg vendidas para o exterior (verde e solúvel), acima dos 31 milhões do ano passado. O consumo interno deve chegar a 22 milhões de sacas, segundo a ABIC - Associação Brasileira da Indústria do Café, totalizando uma demanda de 55 milhões de sacas. Em outras palavras, significa que um terço de todo o fornecimento de uma das bebidas mais amadas no mundo vem do Brasil.

Porém, o país tem um grande desafio. Estima-se que o consumo da bebida tende a crescer cerca de 2% ao ano, sem contar mercados que estão despontando como futuros novos players de consumo na Ásia, como a China e a Índia entre outros, uma vez que o sabor do café brasileiro vem conquistando cada vez mais o paladar da população desses países.

Diante de tais projeções é certo que o país deverá produzir cerca de 20% a mais nos próximos 10 anos, apenas para manter seu market share nas exportações. Mas, para expandir a participação do Brasil no mercado internacional, esse incremento na produção deverá ser ainda maior e sempre focado na manutenção da cadeia produtiva sustentável no âmbito ambiental, social e econômico.

Para encarar esses desafios, o Brasil possui praticamente tudo que é necessário: eficiência de produção, terras aptas ao cultivo, tecnologia avançada, rastreabilidade e a competência do segmento de exportação.

No quesito eficiência e tecnologia, vale destacar que hoje a área cultivada é 51% menor em comparação a 1960, considerando-se o atual parque cafeeiro de 2,2 milhões de hectares. Nesse período, a produtividade média dos cafezais brasileiros saltou de 6,4 sacas por hectare para 30 sacas na safra 2018/19, um incremento superior a 351%.

Para se ter a exata magnitude da eficiência no uso dos recursos naturais na cafeicultura brasileira, se mantivéssemos as bases tecnológicas dos anos 60, seriam necessários cerca de 9 milhões de hectares para a atual produção brasileira de café. 

Somado a isso, de acordo com os dados preliminares do Censo Agropecuário de 2017, apresentados recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ser um cafeicultor brasileiro é também um bom negócio. O café é atualmente produzido em 307,8 mil estabelecimentos, um aumento de 7,3% quando se compara ao Censo 2006, quando foram registrados 286,7 mil estabelecimentos.

Diante do contexto, o CECAFÉ – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, como representante do setor exportador de café brasileiro, reconhece e investe em ações voltadas à sustentabilidade, que engloba os aspectos sociais, ambientais e econômicos de toda a cadeia produtiva.

O CECAFÉ tem atuado para fortalecer as ações nas regiões cafeeiras, com base nos Programas Criança do Café na Escola, Produtor Informado e Café Seguro, com importantes resultados que fortalecem a sustentabilidade de todos os seguimentos da cadeia produtiva.

O Programa Criança do Café na Escola, implementado a partir de 2003, já atendeu a 45 mil crianças das escolas públicas do meio rural. Com um investimento atualizado de R$ 9,00 milhões, o Programa conta com acesso a cerca de 137 laboratórios digitais, sendo 116 com internet, em 95 regiões produtoras dos 7 Estados mais importantes para a cafeicultura brasileira. Destaca-se que o investimento nos laboratórios digitais está em plena evolução. Em 2016 foi realizada uma ampla auditoria em todos os laboratórios e os resultados foram muito positivos. Outro exemplo ocorreu em 2018 com a recente inauguração do laboratório digital de Caconde-SP, contando com relevantes parcerias para alavancar as ações de sustentabilidade e de inclusão digital da comunidade da região.

O Programa Produtor Informado foi criado pelo CECAFÉ em 2006 com o intuito de levar inclusão digital para o meio rural. A partir de 2015, com a parceria da Plataforma Global do Café, foram incluídas as boas práticas agrícolas e a atenção à legislação ambiental e trabalhista, com base no currículo de sustentabilidade da cafeicultura.

Além das aulas, foram promovidos diversos dias de campo, com o objetivo de mostrar, na prática, esforços na busca pela produção de café cada vez mais sustentável, com o aumento da produtividade e ampliação da aplicação de pesquisa, tecnologia e melhorias no campo. Destaca-se que mais de 5 mil produtores, localizados nos 4 Estados mais importantes, já foram capacitados neste Programa.

Atento às demandas internacionais para o setor, o CECAFÉ passou a apoiar o Projeto Mesa Café Brasil, a convite do Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo – InPACTO e da Catholic Relief Services – CRS. A iniciativa visa promover aspectos de transparência e promoção do trabalho decente no setor cafeeiro do Brasil e conta com o apoio de certificadoras, governos e importantes torrefadores internacionais.

Outro destaque é o Programa Café Seguro, que consiste em uma série de ações para orientar o produtor em relação aos cuidados no processo de produção que garantam, por exemplo, o uso correto de agroquímicos, beneficiando o consumidor, a qualidade do grão de café e protegendo o meio ambiente.

Em 2016 foi elaborado o Código de Ética e Conduta do setor Exportador, assumido pelos associados do CECAFÉ, que busca ampliar para toda a cadeia de fornecimento os preceitos da ética e compromisso com as normas legais vigentes no país. O CECAFÉ também criou o Selo de Sustentabilidade, que está sendo utilizado pelos associados, seguindo os princípios estabelecidos no Código.

Porém, apesar de já contarmos com um cenário muito positivo em relação à nossa estrutura atual, muito se deve melhorar para expandir as exportações e estimular o crescimento do consumo interno. Estamos em pleno ano eleitoral e é fundamental que o próximo governo tenha como uma de suas prioridades consolidar a credibilidade macroeconômica do Brasil no mercado mundial, equilibrando a economia, reduzindo os índices de desemprego e de inflação. Isso é de grande importância para o setor de exportação como um todo.

Em relação ao café, mercado em que somos líderes, é essencial o investimento em três grandes frentes para que o Brasil consiga atender à crescente demanda mundial pelo café: melhoria da logística, com a redução de taxas, custos portuários e de frete, que influenciam diretamente no custo de exportação, bem como melhorar o escoamento da safra; pesquisa e desenvolvimento para se obter mais eficiência e variedades do produto, pois o país conta com muitos centros e universidade que precisam de recursos e, por fim,  em tecnologia, máquinas e equipamentos que podem ser aprimorados para processos de armazenagem e preparo dos cafés.

O Brasil é protagonista em exportação, consumo e produção de café e, se a agenda do próximo governo contemplar esses investimentos, que incluem também, a sustentabilidade, a infraestrutura logística e a comunicação, o café se fortalecerá ainda mais como orgulho nacional e somente fatores climáticos não favoráveis poderiam desequilibrar esse cenário sólido e promissor.

**Nelson Carvalhaes é presidente do CECAFÉ – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures