FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nutrientes de maneira qualitativa nas lavouras de canéfora

ESPAÇO ABERTO

EM 26/08/2020

3 MIN DE LEITURA

0
0

Por Igor Lapa*

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, sendo essa produção dividida entre arábica e canéfora (conilon/robusta). De acordo com a Organização Internacional de Café, OIC, na produção mundial do canéfora, o Brasil ocupa a segunda posição, ficando atrás somente do Vietnã, que produz aproximadamente 30 milhões de sacas em uma área de pouco mais que 600 mil hectares. Já o Brasil, produz aproximadamente 18 milhões de sacas em uma área de pouco mais de 400 mil hectares, e grande parte da produção se concentra em 3 estados: Espírito Santo, Rondônia e Bahia.

O Espírito Santo é o maior produtor do Brasil, porém a grande atenção no momento está voltada para a produção na região Norte do país, mais especificamente no estado de Rondônia, que além de apresentar condições edafoclimáticas extremamente favoráveis, também apresenta genética com grande potencial produtivo. Todos esses fatores somados com a prática da nutri-irrigação têm gerado bons resultados.

A fertirrigação é a prática da aplicação de fertilizantes via sistema de irrigação, tendo uma agenda de aplicação semanal ou quinzenal geralmente. A nutri-irrigação, muito mais do que apenas um simples conceito, é capaz de fornecer uma agenda diária de aplicações da solução nutritiva, uma prática operacional impossível de ser replicada pela fertirrigação convencional. A técnica da nutri-irrigação consiste no fornecimento de nutrientes de maneira qualitativa e com frequências personalizáveis.

A Fazenda Sonho Real é o exemplo de resultado positivo quando se trabalha com técnicas e manejos adequados. Localizada no município de Nova Brasilândia do Oeste, estado de Rondônia e com produtividades consideráveis ao longo de mais de quatro anos, a propriedade é um exemplo, pois além de possuírem materiais genéticos bastante expressivos, eles trabalham com a técnica de nutri-irrigação de maneira bastante intensiva.

Com programações nutricionais mensais que consideram a demanda de cada fase fenológica e produtividade, a fazenda realiza as injeções da solução nutritiva praticamente todos os dias do mês, obtendo uma média mensal de aproximadamente 20 aplicações. A prática da nutri-irrigação não favorece o incremento de salinidade do solo, pois a aplicação qualitativa e parcelada permite manter o solo sempre com os teores adequados para a planta.

Outro ponto muito importante são as chuvas. A propriedade está em uma região de precipitação pluviométrica com médias superiores à 2000 mm/ano, a fazenda adotou uma prática de não interromper as nutri-irrigações mesmo durante os dias de chuva. A medida exige estratégia, em dias de chuva as nutri-irrigações sempre são programadas para ocorrerem após o término das chuvas, a irrigação por gotejamento possui taxas de aplicação de água extremamente baixas geralmente algo entre 0,9 mm/hora a 1,5 mm/hora, o que se considerarmos as condições hídricas de solo, apresentam uma interferência praticamente nula quando se fala em chuvas de 50 mm, 100 mm ou mais.

Diferente de outras fazendas que aguardam alguns dias para voltarem com as injeções de fertilizantes via sistema, a propriedade Sonho Real nunca interrompe, considerando que em condições normais, as plantas estão sempre em atividade constante enquanto possuem luz disponível. O fornecimento diário de solução nutritiva é muito mais vantajoso do que concentrar as aplicações em 2 ou 3 dias e ainda correr o risco de uma chuva lixiviar todos esses nutrientes concentrados.

A propriedade possui atualmente médias de produtividade superiores a 130 sc/ha e a última safra, entre os anos de 2019-2020, apresentou um resultado médio de 180 sc/há. Para a Fazenda Sonho Real, a nutri-irrigação é uma prática indispensável para a lavoura, são soluções simples e inteligentes que buscam facilitar a vida dos produtores rurais, que podem ser encontradas nos produtos da Netafim.

Netafim conta com um portfólio de produtos e soluções de irritação inteligente e digital farming, que visa contribuir com a produtividade da água na agricultura e oferecer ao produtor uma experiência de melhorias na lavoura.

*Igor Lapa é especialista agronômico Netafim

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint