ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Missão Clima: Daterra assume compromisso de aumentar o sequestro de carbono

ESPAÇO ABERTO

EM 26/04/2021

3 MIN DE LEITURA

0
0

Por Daterra Coffee*

A produtora de cafés especiais Daterra, do Brasil, assumiu o compromisso público de aumentar em 50% seu sequestro de CO2 até 2030. A produtora, que é a única fazenda de café B Corp no mundo e segue as métricas ESG, já é carbono-negativa. A Daterra está agora expandindo ainda mais sua contribuição para mitigar as mudanças climáticas que colocam em risco a própria existência do café.

Segundo Isabela Pascoal, diretora de Sustentabilidade da Daterra, o agronegócio tem papel fundamental na promoção de impactos positivos no clima. “A agricultura tem sido vista como uma das principais causas do aquecimento global, mas a nova agricultura regenerativa pode ser uma parte importante da solução” diz ela. “Todo o negócio do café é baseado em árvores - árvores de café. Essas plantas sequestram o carbono da atmosfera e o transformam em galhos, folhas e grãos de café. Nossa gestão agrícola foi desenhada para melhorar a saúde do solo: não só o solo rico em biodiversidade produz um café melhor, mas também colabora com a solução para as mudanças climáticas”, explica Isabela.

Hoje, 53% das terras da Daterra são exclusivamente destinadas à preservação ambiental e mais de 340 hectares já foram reflorestados no entorno da fazenda, o que significa mais de 610 mil árvores nativas plantadas pela empresa desde o início de suas operações na região do Cerrado. “Florestas de vida selvagem coexistem com plantações de café. Fizemos vários bosques e corredores ecológicos para a vida e reprodução de animais silvestres. Afinal, essa terra é a casa deles” diz Isabela. As áreas de preservação ambiental e reflorestamento da fazenda detêm o expressivo número de mais de 1,2 milhão de toneladas de CO2 equivalente armazenados segundo avaliação do Instituto Imaflora. “É um ativo permanente, carbono sequestrado que é preservado em forma de florestas”, acrescenta Isabela.

A Daterra tem 2.800 hectares (6.919 acres) em produção, o que significa 11,7 milhões de pés de café sequestrando carbono à medida que crescem. Com isso, a empresa produz 90 mil sacas de café carbono negativo ao ano, com crédito de carbono de mais de 40kg de CO2 equivalente para cada saca de café entregue no porto. O Gerente de Desenvolvimento de Mercado da Daterra, Gabriel Agrelli, explica que a empresa não tem intenção de usar o carbono como moeda: “Cada vez mais empresas estão começando a ver os créditos de carbono como um produto valioso. A Daterra não opera no segmento de CO2. Nosso desafio é produzir um café melhor para o planeta e, se isso nos torna capazes de produzir créditos de carbono, esse valor deve ser estendido à nossa rede de distribuidores, torrefadores e cafeterias, como um valor intrínseco do nosso trabalho”.

O instituto World Coffee Research estima que as terras adequadas para a produção de café serão reduzidas à metade até 2050 devido às mudanças climáticas. A Daterra acredita que as empresas devem agir imediatamente e está montando um programa para oferecer créditos de carbono aos compradores de café de sua cadeia produtiva. “Torrar café gera CO2, o que preocupa nossos parceiros. Eles poderão usar esses créditos concedidos por nós como forma de compensar suas emissões. Nosso objetivo é compartilhar o valor desses créditos, ajudando nossa cadeia de distribuição de café a ser neutra em carbono, da semente à xícara” explica Gabriel. O programa da cadeia de café neutro em carbono da Daterra será lançado antes do final de 2021 e a empresa espera ter 100% de seus clientes diretos inscritos no projeto até 2023.

“A Daterra já é uma empresa negativa para o carbono e amiga do clima, mas podemos fazer mais. A própria existência do café depende do combate às mudanças climáticas. Queremos ajudar usando uma habilidade que nosso negócio nos ensinou: o plantio”, completa Isabela.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a humanidade deve plantar 1 trilhão de árvores na próxima década para combater as mudanças climáticas. “Assumimos o compromisso público de ajudar a regenerar os ecossistemas brasileiros plantando 3 milhões de árvores até 2030. Esta é a nossa contribuição para a agenda global de mitigação das mudanças climáticas. É uma meta muito grande, mas poderemos realizar em parceria com nossos clientes e a administração pública das cidades do entorno de nossa fazenda”, explica.

A produtora de café também tem grandes projetos para a regeneração do solo para aumentar o sequestro de CO2, melhorando a produção e a qualidade. A empresa aumentará sua produção e uso de composto orgânico em 50% até 2023.

Além de ser uma B Corp, a Daterra foi a primeira fazenda certificada pela Rainforest Alliance no Brasil e foi premiada em 2015 como a fazenda mais sustentável do país pela revista Globo Rural.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures