ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Manejo do capim braquiária como planta de cobertura em cafeeiros

ESPAÇO ABERTO

EM 21/05/2018

4 MIN DE LEITURA

0
0

Por Maurício Antônio de Paula Santos, Brener Lorenzon Botega, Artur José Lima Guedes, Joana Caroline D’arc de Oliveira - Graduandos em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras – UFLA.

O mato nas entrelinhas do cafeeiro é um problema constante para o cafeicultor, devido a competição deste por nutrientes, espaço, luz e água, podendo assim acarretar em grandes prejuízos. Essas plantas possuem maior habilidade competitiva quando comparada às plantas de cafeeiro, apresentando maior crescimento, assimilação de nutrientes, desenvolvimento em condições climáticas adversas e aproveitamento de água. Por isso, em lavouras sem o manejo das plantas daninhas há competição com o cafeeiro, acarretando em perdas de produtividade, e em alguns casos mais severos pode ocorrer até a morte de plantas da lavoura. 

Há algum tempo, muitos produtores tinham preferência por manter suas lavouras sempre “no limpo”, deixando o solo exposto, sem nenhum mato. Entretanto, hoje o capim braquiária tem sido manejado na entrelinha do cafeeiro, facilitando os tratos culturais e trazendo muitos benefícios. O que antes era manejado como uma planta daninha e visto como um vilão pelos produtores, hoje tornou-se um grande aliado do produtor.

Tipos de braquiária
Existem diferentes espécies de braquiária que podem ser utilizadas nesse manejo com o cafeeiro, cada uma com características especificas. As mais comuns são: Urochloa brizantha (braquiarão), Urochloa decumbens (braquiarinha) e Urochloa ruziziensis.

A Urochloa brizantha, possui um hábito entouceirado, por isso, ela não cobre totalmente o terreno. Aliado a isto, possui grande habilidade supressiva e também grande produção por área, acarretando assim em desvantagens para as plantas de cafeeiro. Sendo assim, não é recomendada para o uso em consórcio com o cafeeiro.

A Urochloa decumbens, apesar de formar touceiras, apresenta uma cobertura do solo melhor que o braquiarão. Esta espécie é a mais rústica, por isso, ela apresenta maior tolerância em condições adversas e roçadas periódicas, por isso é a mais utilizada pelos produtores no campo. Também, possui maior rusticidade quanto a sua permanência nos períodos frios, e seu rebrote no início do verão é mais acelerado. Possui relação C/N menor, ou seja, sua decomposição é mais lenta.

Já a Urochloa ruziziensis, é a que menos entouceira e apresenta uma melhor cobertura do terreno, sendo a espécie mais recomendada pelos técnicos, entretanto, é a que apresenta maior dificuldade de formação, tornando difícil o seu manejo. No inverno os índices vegetativos são muito baixos e muitas vezes ocorre a morte desta gramínea. Possui relação C/N maior, ou seja, sua decomposição é mais rápida.

Vantagens           
A utilização do capim braquiária traz muitos benefícios, tanto para as plantas como para a proteção do solo, sendo amplamente desejada sua utilização. Na entrelinha do cafeeiro, o manejo com a braquiária proporciona maior proteção do solo, contra impactos da gota da chuva diretamente no solo que podem ocasionar erosões.

Da mesma maneira, os restos culturais da gramínea que são depositados na linha do cafeeiro também oferece proteção e reduz a amplitude térmica do solo. Além disso, a palhada proporciona um aumento no teor de matéria orgânica, com maior retenção de água, que é de grande importância para as plantas.

Devido a sua capacidade de penetração no solo, o capim braquiária consegue atingir grandes profundidades, dessa forma “buscando” os nutrientes nas camadas mais profundas e disponibilizando-os para o cafeeiro por meio da ciclagem de sua palhada. Outro benefício são os poros formados após a degradação das raízes, que serão utilizados para maior infiltração de água no solo, que é muito desejável.

Pode atuar também inibindo algumas plantas daninhas, ou mesmo servindo de hospedeira de inimigos naturais, de pragas que causam danos ao cafeeiro. Além disso, em cafeeiros jovens pode servir como quebra ventos, dessa forma, protegendo as plantas.

Desvantagens
Alguns pesquisadores condenam esse manejo, citando que o capim braquiária irá competir com o cafeeiro por nutrientes. Contudo, isso ocorre se a braquiária for mal manejada, podendo dessa forma competir com o café. Por isso, é importante fazer um bom manejo, deixando o cafeeiro sem interferência do mato.

Apesar de não ser muito caro, alguns cafeicultores tem o custo de implantação como um entrave do sistema, pois por hectare o custo varia entre R$ 200,00 e R$ 300,00, apenas para aquisição de sementes. Aliado a este custo tem-se também a semeadura e custos adicionais com adubação da gramínea.

Manejo do mato
A utilização do manejo do cafeeiro com o capim braquiária pode se tornar um aliado, entretanto, seu manejo deve ser feito corretamente, salientando a importância da linha do cafeeiro estar sempre no limpo, por meio da utilização de capina manual ou herbicidas. A distância mínima utilizada entre a linha do cafeeiro e a braquiária é de 1 m segundo Souza (2006), com o intuito das plantas de café ficarem livres da interferência do capim braquiária.  

O manejo na entrelinha pode ser feito com roçadas em todas as ruas ou roçadas em linhas alternadas, de acordo com a idade ou condução da lavoura. Para o corte da gramínea, já existe no mercado as roçadoras ecológicas, que cortam a braquiária e em seguida jogam a palhada para baixo da “saia do café”.

Entretanto, em áreas sujeitas a ocorrência de geada, o manejo com o capim braquiária não é tão recomendado, devido a sua ação diminuindo a temperatura do solo, que pode agravar a ocorrência desse fenômeno.

Conclusão
Portanto, a utilização do capim braquiária na entrelinha do cafeeiro traz muitos benefícios para lavoura, tanto no solo, quanto para a planta de cafeeiro. Sua utilização é possível para produtores pequenos, médios ou grandes, desde que bem manejada, pois a mesma oferece muitos benefícios ao cafeeiro.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures