ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Manejo da irrigação em pré-florada do cafeeiro reduz custos operacionais

ESPAÇO ABERTO

EM 25/08/2021

1 MIN DE LEITURA

0
0

Por Gabriela Terra, especialista agronômica da Netafim

A florada do cafeeiro demanda grande atenção dos produtores, baseado nele é que eles sabem qual será o potencial produtivo da lavoura para a safra. É necessária atenção em alguns pontos como o manejo da irrigação e adubação no período que antecede a florada.

O cafeeiro deve estar com sua nutrição equilibrada na pré-florada, pois desta fase até o enchimento dos grãos é o momento em que a planta demanda maior quantidade de nutrientes. Nessa fase, os nutrientes devem estar prontamente disponíveis. A nutrição equilibrada nesse período auxilia também a resistência a doenças como Mancha-de-Phoma, Mancha-aureolada, ferrugem, entre outras.

A Netafim possui a tecnologia da nutrirrigação, que permite fornecer nutrientes de forma pontual e direto na “boca das plantas”. Além disso, e o mais importante, atendendo a demanda nesse período, é possível aumentar a rentabilidade e reduzir custos operacionais. Com isso, o cafeicultor poderá ter qualidade nas aplicações dos fertilizantes, proporcionando um melhor pegamento da florada.

A irrigação quando bem manejada na pré-florada pode trazer inúmeros benefícios na uniformidade do florescimento e consequentemente na qualidade dos frutos. Quanto mais uniforme a florada maior a produtividade e qualidade final, aumentando a lucratividade da colheita.    

Alguns manejos vêm sendo adotados para a cafeicultura irrigada, como por exemplo a irrigação deficitária, com o propósito de fornecer água em menor volume mantendo a planta hidratada, porém não estressada. Dessa forma permitindo a sincronização floral, evitando o amarelecimento e perda de folhas. Importante ressaltar que é indispensável realizar o monitoramento do clima (umidade relativa do ar, temperatura, radiação), do comportamento das plantas e da umidade do solo a partir de tensiômetro e sensores de solo, pois todos esses fatores influenciam no manejo da irrigação e no momento da floração.

A Netafim explica que por meio da irrigação por gotejamento, atrelada a tecnologia da nutrirrigação, é possível potencializar a uniformidade na florada e obter uma qualidade superior na colheita. A tecnologia da Nutrirrigação possibilita que os cafeicultores forneçam nutrientes todas as vezes que o sistema de irrigação for acionado, possibilitando atender a demanda nutricional de acordo com cada fase fenológica do cultivo.

Mais informações: www.netafim.com.br

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures