ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Irrigação por gotejamento: Ferramenta de uso consciente e sustentável da água frente à crise hídrica

ESPAÇO ABERTO

EM 19/10/2021

1 MIN DE LEITURA

0
0

Por Maxwell Soares da Silva, especialista agronômico da Netafim

Em meio à forte crise hídrica que o país vem atravessando no ano de 2021, surgem questões quanto ao uso da água na agricultura, mas a grande pergunta é: como diminuir o consumo sem perder a produtividade e qualidade no momento da colheita, tendo em vista o papel econômico e social que a agricultura assumiu no Brasil, sendo responsável por aumentar de forma significante o PIB ano após ano?

Segundo a FAO, até o ano de 2050 o mundo irá demandar um aumento na oferta de alimentos em cerca de 60% e de água em 40%. Para se chegar nessa quantidade, a irrigação é uma ótima ferramenta, pois é uma técnica que atenua os impactos que as variáveis climáticas trazem para a agricultura. O Brasil, segundo a ministra da agricultura Tereza Cristina, durante o seminário “Irrigar é alimentar”, tem apenas 3% de sua produção agrícola irrigada, sendo que a média mundial é de 20%.

A irrigação por gotejamento é uma técnica que disponibiliza água e nutrientes de forma localizada, diretamente na região radicular da planta. Um fator preponderante que visa a melhor utilização da água está no momento da concepção do projeto, o planejamento é realizado observando algumas características como o tipo de solo, topografia e cultura a ser cultivada. Visando disponibilizar a quantidade ideal de água para o cultivo sem desperdícios por lixiviação, além de utilizar ferramentas de monitoramento de umidade do solo e gestão de sistema de bombeamento através de softwares que garantem ao produtor a possibilidade de gerir com destreza o uso da água, e como resultado ter uma lavoura com ótimos resultados de maneira mais sustentável e produtiva.

Com as mudanças climáticas afetando diretamente a produção no campo, a irrigação por gotejamento, seja de forma superficial ou subterrânea, já tem, e terá cada vez mais, papel de protagonista no que diz respeito a segurança alimentar, garantindo regularidade na oferta de alimentos, sem esquecer-se da sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures