ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Irrigação localizada assegura florada em regiões produtoras de café

ESPAÇO ABERTO

EM 01/09/2022

1 MIN DE LEITURA

0
0

Por Gabriela Terra, Especialista Agronômica Netafim

A florada é uma das fases mais importantes na cafeicultura. Essa etapa é responsável por definir o potencial produtivo da lavoura para o próximo ano. O que sucedia nos anos anteriores, era que na retomada do período chuvoso, geralmente em setembro/outubro, as gemas se hidratavam, os botões cresciam e, alguns dias depois, ocorria a abertura floral.

Esse ano, ocorreu o adiantamento da diferenciação floral, abotoamento e florada dos cafeeiros, que, segundo a Procafé, teve esse comportamento principalmente devido às condições climáticas, estresse hídrico e temperaturas elevadas.

Com o déficit hídrico acumulado na maioria das áreas cafeeiras do Brasil, as plantas estavam estressadas com indução floral adiantada, e com o baixo índice de chuva que sucedeu, houve um estímulo da abertura floral e como esse fator ocorreu em um período seco é um grande risco para os produtores que não possuem irrigação, pois a abertura floral sem chuvas pode levar ao abortamento das flores e perdas de produção para a safra do próximo ano, já os produtores que possuem a tecnologia da irrigação conseguiram manter os botões hidratados, garantindo o pegamento da florada.

A irrigação na fase de pré florada garante plantas hidratadas, com menor índice de estresse hídrico, maior nível de hidratação das folhas, e consequentemente maior hidratação das gemas florais, o que faz com que a planta chegue na fase de florada, mais hidratada e menos estressada. Resultando assim em uma porcentagem maior de pegamento floral e menores riscos com abortamento, tendo em vista que plantas com estresse hídrico levam ao abortamento das flores. 

Outro aspecto importante para a produção de flores e frutos no café arábica é garantir o crescimento de ramos plagiotrópicos, ou seja, garantir o crescimento vegetativo das plantas, que influencia diretamente no florescimento e frutificação. A irrigação contribui para a formação de folhas novas, e evita a queda prematura delas, assegurando assim uma florada de sucesso.

A Netafim possui representantes parceiros em todas as regiões produtoras de café arábica. Procure um representante mais próximo e conheça inúmeros benefícios que a irrigação localizada pode oferecer para os produtores.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures