ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Impacto no consumo de café dependerá do "timing"

ESPAÇO ABERTO

EM 23/03/2020

3 MIN DE LEITURA

0
0

Por Rodrigo Costa*

O alarmante crescimento dos casos positivos para o covid-19, reforçado pela triste e assustadora situação acompanhada por todos nós na Itália, fez governos locais e federais forçarem seus cidadãos a ficarem em casa ao redor do mundo.

A cautela, essencial para não exaurir a capacidade dos sistemas de saúde, derruba os mercados acionários, causa estresse nos mercados de renda-fixa, tira dinheiro dos ativos de risco e, dada a incerteza do quão mais grave a conjuntura pode ficar e de quanto tempo durará, traça cenários recessivos mundialmente – entre tantas outras preocupações.

Pessoas fora das ruas, sem viajar e com os comércios e hotéis fechados causam demissões nas economias mais liberais e, para tentar amenizar o efeito, alguns países, como os Estados Unidos, planejam mandar cheques para aqueles que tiverem suspensão de seus rendimentos.

Os índices de commodities mantém a trajetória negativa, liderados por perdas das matérias-primas energéticas, sendo que o petróleo apenas nos últimos cinco dias derreteu 30% – acumulando no ano uma perda de 64%, similar à da gasolina.

As commodities agropecuárias performaram bem na semana – menos as alimentícias onde apenas o milho cedeu – e entre os componentes do CRB, o café arábica da ICE apreciou 11.82%.

Discussões sobre ser ou não “alimento” essencial, assim como as possíveis perdas no consumo, são frequentes nas conversas entre os participantes do mercado de café.

Outro tema é a interrupção do abastecimento, ocasionado tanto pelo fechamento dos pontos de compras de comerciantes nas origens, como pela eventual maior diminuição do fluxo de embarques.

O contrato “C” para a entrega de maio de 2020 teve uma acentuada subida, causando um maior estreitamento da estrutura, sendo que o spread entre primeira e a segunda posição negociou a prêmio – o que não víamos acontecer desde o fim de 2011 (obrigado pelos dados, Fernando Correa Rebelo).

Dada a demanda aquecida no curto-prazo influenciada pela estocagem dos consumidores (e por consequência para os torradores que operaram no seguimento do torrado e moído), o sentimento é positivo em função da necessidade de garantia de abastecimento.

O risco de os embarques caírem vertiginosamente acelera o interesse pelos cafés “sentados” nos portos dos destinos, sejam certificados ou não, fazendo do terminal o “provedor” de última instância – mesmo que caibam contra-argumentos pela localização do inventário.

Sobre o consumo ser ou não impactado no atual momento, achei em minha pesquisa, antes de escrever este comentário, que nos Estados Unidos, em 2011, quando os spreads inverteram, 80.9% do consumo da bebida se dava dentro de casa. Infelizmente não achei dados mais recentes (caso alguém tenha fique a vontade para compartilhar no rcostasts@yahoo.com – não distribuo nada que recebo, fiquem tranquilos), portanto, assumindo que se tenha perdido algo por conta da terceira onda ou de monodoses, a princípio no maior consumidor do mundo o impacto pode não ser tão grande. Bom notar que a duração da “quarentena” faz diferença.

Já na Europa, principalmente na Itália e França, o consumo fora de casa tem uma participação maior, estimulado também pelo turismo – a Itália só perde para a China em visitas mundiais, mas absolutamente talvez o efeito não seja tão grande.

Segundo o último relatório do USDA (para citar estatísticas disponíveis gratuitamente a todos), a União Europeia em 2019/2020 responde por 46.2 milhões de sacas do consumo mundial de 166,361 milhões de sacas, ou seja, 27.8%.

Se nestes mercados o consumo fora de casa representar 20% (número aparentemente consensual entre alguns analistas) e nada for reposto pelo o que é bebido dentro de casa (o que é um exagero), a perda mundial seria de 9 milhões de sacas em um ano – causando um excesso suficientemente negativo para os preços. Aqui cabe dizer que se durar 3 meses, vira 2.25 milhões de sacas – apenas para aquela região.

Volto a dizer o que mencionei na semana passada, há muitas variáveis e podemos tentar adivinhar o que quisermos, mas é difícil se agarrar desapaixonadamente em um único argumento.

Positivamente para o café é a performance vista até agora, que pode se manter caso a pandemia dure até dois meses. Caso dure menos, o dólar perde força e a commodity ganha ainda mais força.

Como sempre, timing é tudo na vida.

Fiquem positivos, em casa e assim logos estaremos todos juntos tomando café e trocando nossas experiencias de “home-office”.

Uma ótima semana e bons negócios a todos,

*Rodrigo Corrêa da Costa escreve este relatório sobre café semanalmente como colaborador da Archer Consulting

Fonte: Archer Consulting – Assessoria em Mercados de Futuros, Opções e Derivativos Ltda

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures