FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Estratégias para minimizar o efeito de veranicos

ESPAÇO ABERTO

EM 24/01/2019

1 MIN DE LEITURA

0
1

Por Equipe Rehagro

O cafeeiro, em condições de déficit hídrico combinado a altas temperaturas, induz ao fechamento estomático. Dessa forma, a taxa fotossintética dessas plantas é reduzida, pois não haverá entrada de CO2. Além disso, o estresse hídrico severo pode acarretar em morte das raízes, especialmente na superfície do solo e também pode ser observado maior senescência foliar devido a alterações hormonais proporcionadas nessas condições. Por isso, são necessárias estratégias visando minimizar o efeito de veranicos no cafeeiro, em períodos de estiagem.

Gesso
O gesso tem uma atuação positiva que proporciona um aumento no comprimento radicular e no volume de raízes. Com um maior crescimento as raízes conseguem aprofundar no perfil do solo aumentando a absorção de água em profundidade, principalmente em condições de déficit hídrico. O gesso agrícola é o subproduto da indústria de fertilizantes fosfatados, obtidos a partir da ação do ácido sulfúrico sobre rocha fosfatada. Devido sua solubilidade, o gesso penetra facilmente no perfil do solo, sendo um condicionador do solo que melhora as condições para o desenvolvimento radicular,  neutraliza o alumínio que é tóxico para as plantas, fornece enxofre (uma das fontes de menor custo)  e também fornece cálcio, principalmente em profundidade (com maior eficiência quando comparado ao calcário devido sua solubilidade). Dessa forma, proporciona raízes mais profundas, pois neutralizando o Al e fornecendo Cálcio (principal constituinte da membrana das células) em profundidade proporciona um desenvolvimento radicular profundo e vigoroso, favorecendo a absorção de água e nutrientes, portanto, desempenha papel de destaque para a sobrevivência e mesmo para a produção das plantas.


Lavoura com 7 meses, com aplicação de gesso no sulco. (Foto: Diego Baquião)

Para exemplificar, Sousa et al. (2001) mostram a distribuição relativa do sistema radicular da leucena (Leucena leucocephala cv. Cunningham) no perfil do solo, com e sem a aplicação de gesso. Dessa forma, nota-se que o volume radicular explorado na condição de presença do gesso é superior quando com a testemunha.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.