FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Enquanto a chuva não vem

ESPAÇO ABERTO

EM 13/10/2020

4 MIN DE LEITURA

0
1

Por Marcelo Fraga Moreira*

A semana de 5 a 9 de outubro foi mais tranquila, porém não sem emoção. A amplitude ficou nos 625 pontos, com a mínima sendo negociada a 106,20 centavos de dólar por libra-peso na quarta-feira e a máxima, na sexta-feira, a 112,45 centavos de dólar por libra-peso, fechando a semana com dezembro/2020 a 111,15 centavos de dólar por libra-peso.

Por enquanto o mercado não quer cair e dezembro/2020 não conseguiu romper o importante suporte da média móvel dos 50 dias de 103,40 centavos de dólar por libra-peso. Na semana dezembro/2020 trabalhou abaixo da média móvel dos 14 dias (que fechou a semana a 109,90 centavos de dólar por libra-peso) e acima do importante suporte da média móvel dos 50 dias.

Agora temos o mercado novamente “congestionado” com suporte importante para dezembro/2020 nos 109,90 e 103,40 centavos de dólar por libra-peso, e uma resistência “gigante” entre 114.60, 116,40 e 118,90 centavos de dólar por libra-peso (as novas médias móveis dos 200/100 e 50 dias).

Para os que acompanham nosso relatório, os fundos saíram de uma posição vendida em -23.000 lotes a partir do dia 10-15 de julho para posição comprada em mais de 40.000 lotes conseguindo levar dezembro/2020 de 102,00 centavos de dólar por libra-peso para 135,00 centavos de dólar por libra-peso. Agora voltaram a vender, vendendo -15.000 lotes nas últimas 3 semanas trazendo o mercado de volta para os 104,50 centavos de dólar por libra-peso.  Apesar de terem vendido -6.000 lotes na última semana o mercado respeitou o importante suporte mencionado acima, e os fundos seguem comprados em +25.000 lotes!

O clima seco segue firme com algumas regiões da Alta Mogiana, região de Franca, Sul de Minas, São Paulo já extremamente preocupadas.

Segundo José Henrique Mendonça, presidente da Fundação do Café da Alta Mogiana e do Sindicato Rural de Franca, em matéria publicada no portal G1 da Globo, "há mais de 20 anos isso não acontecia em nossa região da Alta Mogiana. Vemos isso como um fator que vai prejudicar em muito a safra 2021". E já estimam quebra em pelo menos -40%!

Na mesma matéria, segundo Marcelo Jordão, pesquisador da Fundação Procafé, “o baixo volume de água e as altas temperaturas - que desde 28 de setembro passam dos 35ºC - coincidiram com a florada, período entre os meses de agosto e outubro que marca o início de formação até a maturação dos grãos. Quando a gente tem baixo volume acontece até o abotoamento floral, que são as flores, mas, em consequência dessa falta de água e das altas temperaturas, essa flor seca antes de ter a fecundação plena".

Para a próxima semana existe previsão de chuvas, mas será que serão suficientes para reverter esse quadro tão crítico? Qual será o tamanho da redução da próxima safra 2021/2022 e como irá afetar a safra 2022/2023? Como ficará o consumo global se os preços subirem para o consumidor final? Vamos ter a segunda onda da pandemia com estabelecimentos comerciais voltando a fechar, reduzindo novamente o consumo? E as eleições americanas daqui a 3 semanas?  Além dos pontos acima, ainda teremos o período do próximo inverno no Brasil. Se vier uma geada, aliada a essa quebra provocada pela estiagem, poderemos ver uma safra 2021/2022 novamente abaixo dos 60 milhões de sacas e preços explodirem!

Nesse momento de tantas incertezas, com fundos carregando uma posição comprada “relativamente pequena”, nossa recomendação segue sendo muito cuidado, muita cautela. A safra atual já acabou, já foi precificada, produtores seguem entregando seus produtos e todo gargalo logístico está se ajustando. Normalmente ouvimos que “o mercado sobe no boato e cai no fato”. Será que dessa vez “o mercado vai subir no boato e explodir no fato”?

E agora?

Para os vendidos, contra o dezembro/2020 e mesmo para os vendidos com posição contra o julho/2021, setembro/2021 protejam-se, mitigando o risco, “comprando um seguro”, comprando “call spreads” fora do dinheiro”! Por exemplo a “call spread 125-150 no dezembro/2020”, e a “call spread 130-150/160 no Julho21/Set-21”.

Mercado subindo aproveitem para fixar, garantindo resultados, comprando as proteções “PUT” contra eventual queda do mercado. E, se mercado seguir subindo, aproveitem para ir “rolando pra cima” as “PUTs” compradas! Da mesma forma que o “mercado é dinâmico” as posições também precisam e devem ser ajustadas.

- Como sempre, cuidado com as operações estruturadas, acumuladores, com os “spreads”, as “bocas de jacaré” que serão oferecidas/cobradas pelos “provedores amigos”.

Uma excelente semana a todos!

*Marcelo Fraga Moreira atua há mais de 30 anos no mercado de commodities agrícolas e escreve este relatório sobre café semanalmente como colaborador da Archer Consulting.

** “Call” = opção de Compra

** “Put” = opção de Venda

** “Compra Call-Spread” = compra e venda simultânea de 2 Opções de Compra comprando a Opção com preço de exercício  mais baixo vendendo a Opção com preço de exercício mais alto);

** “Venda Call-Spread” = venda e compra simultânea 2 Opções de Compra vendendo a Opção com preço de exercício  mais alto e comprando a Opção com preço de exercício mais baixo);

** “Compra Put-Spread” = compra e venda simultânea 2 Opções de Venda comprando a Opção com preço de exercício  mais alto e vendendo a Opção com preço de exercício mais baixo);

** “Venda Put-Spread” = venda e compra simultânea 2 Opções de Venda vendendo a Opção com preço de exercício  mais alto e comprando a Opção com preço de exercício mais baixo);

As informações são da Archer Consulting.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint