ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Em meio à pandemia, uma janela

ESPAÇO ABERTO

EM 06/04/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Por Coriolano Xavier*

A natureza das emergências faz com que processos históricos, mudança de paradigmas ou falência de crenças avancem muito rapidamente. Durante a emergência, novas percepções da realidade quebram preconceitos, decidem desapegos ou aceitam rupturas, às vezes em horas ou dias, quando na vida normal levaria tempo para isso acontecer, se é que aconteceria.

Agora mesmo, na crise da pandemia, observa-se isso. Escolas do fundamental ao superior fecham e vão para online. Milhões vão trabalhar em casa e comunicam-se apenas à distância. O Congresso autoriza o descumprimento do teto de gastos e recebe aplausos. Decisões que, em tempos normais, teriam pelo menos algum grau de discordância de instituições, empresas, governos ou opinião pública.

Mas os tempos não são normais e a pandemia bem pode representar um ponto de inflexão em valores, padrões e crenças. Pode estar acontecendo algo assim com a ciência, que nas últimas décadas vinha enfrentando desgastes de credibilidade, na percepção de parte das pessoas. O próprio agro tem feito uma cruzada pela primazia da ciência nas discussões sobre alimentos e produção do campo, mas sem avanços sensíveis na persuasão dos resistentes.

Agora com a pandemia, e sob a forte carga emocional que a situação traz, quando instigadas a escolher entre autonomia e saúde as pessoas escolhem saúde. E isso vem se traduzindo na busca de informações de base científica sobre o enfrentamento do Covid-19. Uma espécie de cidadania da saúde, pois informação correta, com lastro na ciência, significa empoderamento para cuidar da própria saúde e fazer escolhas conscientes e seguras.

Para fazer a coisa certa, enfim, as pessoas estão recorrendo à ciência. Prova disso são as ruas desertas nas grandes metrópoles e a menor repercussão de receitas fantasiosas e milagrosas como panaceia contra o vírus, que sempre inundam a internet nessas ocasiões. A confiança popular na ciência, que vinha perdendo certo fôlego nos últimos tempos, talvez esteja sendo em parte restaurada, em poucas semanas.

O que mostra que em momentos de crise, principalmente aquelas que tocam nossa humanidade, as mentes e os corações podem mudar rapidamente. Como se de uma hora para outra fosse resgatado um elo de confiança perdido, sugerindo que pode estar nascendo um momento favorável à recuperação da confiança das pessoas na ciência como pilar essencial.

E aqui fica uma provocação para reflexão: talvez este momento seja uma oportunidade para alimentar as pessoas com informações corretas, bem narradas e de lastro científico sobre alimentação, saúde, segurança e sustentabilidade do alimento, bem-estar animal, Amazônia. Tudo com ciência, mas sem ranço científico na comunicação. Em seu lugar, a empatia e o compartilhamento dos valores das pessoas. Aliás, tecnologia é fator de credibilidade, sim; mas o que sedimenta confiança é compartilhamento de valores.

Não é tarefa heroica para um só emissor. É trabalho para muitos, por um bom tempo e usando todas as ferramentas e canais que o século 21 nos dá para fazer isso. E o mais importante: de forma coordenada, conceitualmente alinhada e olhando os mesmos objetivos. Nem precisa ter um só chefe. Muito pelo contrário, pois nesse desafio a pluralidade vai ser essencial. Mas o espírito de tudo tem que ser um só, unificado.

*Coriolano Xavier, membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e Professor da ESPM

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures