ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Educampo: Gestão dos custos de produção é fundamental

ESPAÇO ABERTO

EM 24/07/2023

1 MIN DE LEITURA

0
1

Por Educampo

Sabe-se que o preço médio de venda, a produtividade e o custo de produção são os fatores que influenciam diretamente no resultado econômico das propriedades cafeeiras. No biênio 2020/2022, o preço médio de venda teve a segunda maior influência na margem líquida das propriedades participantes do Educampo, independente da região onde estão localizadas, o que pode ser observado na Figura 1.

Ao analisar o histórico do preço da saca de café de 60 kg, de janeiro de 2010 a março de 2023, percebe-se que o mercado é muito volátil. No entanto, mesmo com algumas quedas de preço em certos períodos, é possível notar uma tendência de aumento nos preços de venda do café nos últimos 5 anos. O gráfico a seguir ilustra essa tendência:

Gráfico 1 - Preço médio de venda (R$/saca) das regiões produtoras do Educampo de jan/2010 a mar/2023:

Apesar do biênio 2020/2022 ter se caracterizado por inúmeras intempéries climáticas e dificuldade de manutenção das lavouras, é importante destacar a influência que o preço médio de venda tem sobre o resultado econômico das propriedades participantes do Educampo no período. 

Como um dos principais componentes da renda bruta da propriedade junto com a produtividade, o preço médio de venda foi um fator compensatório em diversas das propriedades atendidas, como demonstrado na Tabela 1. Estas propriedades equilibram bem os fatores produtividade, custo operacional e preço médio de venda, retornando ótimo resultado econômico. Cenários desafiadores evidenciam ainda mais a necessidade de uma gestão eficiente.

Tabela 1 - Indicadores das fazendas superiores em lucratividade:

Para um bom gerenciamento da atividade, tanto no momento da produção quanto na comercialização do café, a gestão dos custos de produção é fundamental para garantir a rentabilidade e a sustentabilidade da cafeicultura. Esta é uma das principais ferramentas que pode auxiliar os produtores na tomada de decisão em relação à alocação dos fatores produtivos.

Caso faça parte do Educampo, analise com o especialista sobre a realidade da sua fazenda. Discutam juntos quais são as medidas a serem tomadas para alcançar bons resultados, equilibrar os gastos e definir a melhor estratégia de comercialização, assim como as fazendas superiores em lucratividade de sua região alcançaram.  

Para ter acesso a mais conteúdos sobre a Plataforma Educampo, leia o QR Code abaixo:

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures