ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Direto ao ponto

ESPAÇO ABERTO

EM 12/04/2021

4 MIN DE LEITURA

0
0

Por Marcelo Fraga Moreira*

A semana (de 5 a 9/04) foi de recuperação dos preços com setembro/2021 fechando a130,70 centavos de dólar por libra peso, uma alta de 530 pontos na semana (mínima/máxima 124,45 e 132,55 centavos de dólar por libra peso respectivamente).

A segunda-feira (05/04) começou tranquila com setembro/2021 oscilando 225 pontos e fechando com apenas 40 pontos de alta, atingindo 125,80 centavos de dólar por libra-peso. Na semana o volume negociado voltou a ser positivo negociando +40.600/+67.800/+48.845/+60.600 e +61.000 lotes por dia.

Na terça-feira (06/04) o mercado reagiu subindo 375 pontos (testando a resistência de 131 centavos de dólar por libra-peso) após o Citibank ter publicado novo relatório com expectativas do crescimento da economia mundial prevendo um crescimento de 7% na economia americana e 5,5% na economia global.

O relatório da Organização Internacional do Café, OIC, referente ao ano safra 2020/2021 também sustentou o mercado informando que a “produção global chega a 171,89 milhões e consumo 166,7 milhões de sacas. O consumo mundial de café deve aumentar 1,3% para 166,6 milhões de sacas em 2020/2021 em comparação com o ano cafeeiro de 2019/2020, pois o consumo doméstico aumenta, compensando a redução do consumo fora de casa causada por medidas de distanciamento social enquanto global economia se recupera em um ritmo lento. O consumo nos países importadores e o consumo interno nos países exportadores devem ser de 115,96 milhões de sacas e 50,66 milhões de sacas, respectivamente”.

Nos outros 3 dias restantes da semana, setembro/2021 conseguiu se sustentar e fechar bem em cima da importante resistência da média-móvel dos 72 dias, em 130,70 centavos de dólar por libra-peso. Se hoje (12/04) o mercado não conseguir trabalhar acima dessa resistência poderemos ver uma nova venda dos fundos e o mercado voltar a testar o importante suporte da média-móvel dos 50 dias, em 123,90 centavos de dólar por libra-peso.

Se o mercado conseguir trabalhar e fechar acima dos 130,70 centavos de dólar por libra-peso as próximas resistências estão entre 132,70 e 141,50 centavos de dólar por libra-peso.

O mercado segue monitorando os boletins climáticos diários, os relatórios atualizados dos fundos/bancos/corretoras, as expectativas dos produtores/cooperativas brasileiras para a safra que se inicia, e alguma notícia real para buscar uma tendência tanto de alta quanto de baixa.

No Brasil a colheita do café canéfora (robusta) já começou em algumas regiões e temos escutado diversas informações como: produção excelente; produção aquém do esperado; café já colhido está muito verde e vai prejudicar a qualidade final do produto; café já colhido de ótima qualidade.

Com o avanço dos casos de Covid-19 no Brasil o prefeito de Itamaraju, na Bahia, proibiu a colheita do café até o dia 18 de abril (a princípio essa informação não assustou o mercado pois esse município responde por 11% da produção do Estado da Bahia, e segundo alguns “informantes” essa decisão teve efeito apenas político). Se essa atitude vier a se repetir em outros municípios poderemos ter atrasos na colheita e suporte nos preços no curto prazo. Custos logísticos seguem aumentando e conseguir containers continuam sendo os desafios diários para os exportadores.

Fundos seguem comprados em 11,900 lotes e continuam ativos. No curto prazo não acreditamos nos fundos “virando a mão”, indo “short”. Porém, se a safra for tranquila, não houver geadas e as chuvas voltarem até o final de abril/primeira quinzena de maio (favorecendo a recuperação hídrica das lavouras para o próximo ciclo) e a produção brasileira desta safra 2021/2022 vier acima dos 55 milhões de sacas, aí sim poderemos ver o mercado voltar para 110/100 centavos de dólar por libra-peso. Só saberemos desses questionamentos em agosto, após atravessarmos o período do inverno.

Seguimos recomendando proteção para a próxima safra 2022/2023 com a compra de “Put-Spread” no setembro/2022, strike +135/-110 vendendo a “Call-Spread” strike -170/+200 com custo estimado ao redor de R$ 65,00/saca (garantindo uma venda bruta entre R$ 790-1.055/saca desde que o setembro/2022 feche acima dos 110,05 centavos de dólar por libra-peso).

Como sempre, sejam prudentes! Protejam-se!

Ótima semana a todos!

*Marcelo Fraga Moreira é um profissional há mais de 30 anos atuando no mercado de commodities agrícolas, escreve este relatório sobre café semanalmente como colaborador da Archer Consulting.

________

** “Call” = opção de Compra

** “Put” = opção de Venda

** “Compra Call-Spread” = compra e venda simultânea de 2 Opções de Compra comprando a Opção com preço de exercício mais baixo vendendo a Opção com preço de exercício mais alto);

** “Venda Call-Spread” = venda e compra simultânea 2 Opções de Compra vendendo a Opção com preço de exercício mais alto e comprando a Opção com preço de exercício mais baixo);

** “Compra Put-Spread” = compra e venda simultânea 2 Opções de Venda comprando a Opção com preço de exercício mais alto e vendendo a Opção com preço de exercício mais baixo);

** “Venda Put-Spread” = venda e compra simultânea 2 Opções de Venda vendendo a Opção com preço de exercício mais alto e comprando a Opção com preço de exercício mais baixo);

** “CFTC” = Commodity Futures Trading Commission – agência independente do governo dos Estados Unidos que regula os mercados de futuros e opções das commodities;

As informações são da Archer Consulting – Assessoria em Mercados de Futuros, Opções e Derivativos Ltda.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures