ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dicas essenciais para o sucesso na irrigação do café

ESPAÇO ABERTO

EM 02/08/2023

3 MIN DE LEITURA

0
0

Por Netafim*

Em uma entrevista exclusiva para a Netafim, empresa especializada em irrigação por gotejamento, Guy Carvalho compartilhou dicas e insights sobre como alcançar uma produção de café especial de alta qualidade, de forma sustentável e com excelentes resultados.

Com mais de 25 anos de experiência como produtor de cafés especiais, consultor agronômico e influenciador no segmento de café, Guy cresceu em meio aos pés de café e investiu em sua formação com um MBA em Gestão em Agronegócios pela FGV e Especialização em Agronegócio do Café pela Universidade Illy. Além disso, ele coloca seus conhecimentos em prática atuando como cafeicultor nos municípios de Guaranésia e Cabo Verde.

O tema da irrigação foi abordado na entrevista, levando em consideração que, embora o volume de chuva ao longo dos anos ainda seja adequado para a produção de café em algumas regiões, a distribuição ao longo do ano tem se tornado cada vez mais desuniforme. Por esse motivo, Guy destacou que a irrigação continua sendo uma recomendação essencial, mesmo em regiões como o Sul de Minas.

Segundo o especialista, é fundamental entender o comportamento do cafeeiro em seu ciclo fenológico. “Antigamente, a irrigação era vista como uma tecnologia exclusiva para regiões muito quentes e secas. No entanto, ao longo do ano, o cafeeiro precisa de água em diversos momentos, exceto em um curto período após a colheita, antes da próxima florada. A distribuição adequada de água é crucial, pois a falta dela em momentos específicos pode levar a perdas na produção e na qualidade”, detalhou Guy Carvalho.

O consultor enfatizou o impacto significativo da irrigação na produtividade e qualidade do café. Quando a planta recebe água de forma adequada durante todo o ciclo fenológico, expressa todo o seu potencial genético, resultando em grãos de alta qualidade e melhores características para o mercado de café especial e exportação. Estudos comparativos mostraram que a irrigação resultou em café com peneira mais alta, menos grãos Moca, maior peso específico e, consequentemente, maior produtividade.

Ele ressaltou que a falta de água em diferentes estágios do ciclo pode levar a penalizações para a planta, afetando a safra atual e futura, o que demonstra a importância da irrigação para a sobrevivência da planta e a obtenção da melhor qualidade possível.

Quando se trata de adotar a irrigação, Guy Carvalho aconselha os produtores a buscar ajuda de profissionais especializados. É necessário realizar um projeto técnico adequado, calcular a quantidade de água necessária e escolher as melhores bombas e equipamentos para a lavoura. Além disso, é importante reavaliar os conceitos de fertilidade da lavoura para suprir as novas demandas da planta, que, ao receber irrigação, crescerá e produzirá mais.

Guy também destacou o avanço da tecnologia de irrigação, incluindo o uso do gotejamento subterrâneo, que trouxe benefícios para os cafeicultores. “Essa técnica evita riscos de cortes na mangueira e facilita o dia a dia do produtor, especialmente em tempos de escassez de mão de obra”, contou o especialista.

Outro aspecto abordado na conversa foi a inclusividade da tecnologia de irrigação, que não se limita apenas aos grandes produtores, mas se tornou acessível também para pequenos e médios agricultores. Com a adoção da irrigação, é possível produzir mais em uma área menor, tornando a cafeicultura mais sustentável e reduzindo o impacto ambiental.

Guy Carvalho destacou o papel fundamental da irrigação na produção sustentável de café, ressaltando que a tecnologia é uma aliada para alcançar a excelência na qualidade do grão e na produtividade. Ele encorajou os cafeicultores com acesso à água a considerar seriamente a implementação de sistemas de irrigação, planejando um projeto bem estruturado com a ajuda de profissionais especializados como os da Netafim, a fim de colher os benefícios a longo prazo e garantir o sucesso de suas lavouras.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures