ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafeicultura Brasileira e o abismo de incertezas que tiram o sono dos produtores

ESPAÇO ABERTO

EM 29/08/2018

1 MIN DE LEITURA

0
0

Há anos que o café vem se destacando nas exportações brasileiras e em 2017, segundo o site Notícias Agrícolas, ele se manteve entre os 10 produtos mais exportados do país e superou os 30 milhões de sacas conforme dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ). Porém, devido a grandes oscilações de mercado, lei de oferta e procura, insegurança política e vários outros fatores, seu preço vem se degradando e tirando o sono daqueles que dependem, direta ou indiretamente, dos negócios ligados a este produto.

Se em anos anteriores a escassez hídrica foi um dos principais vilões dos produtores de café, este ano a queda no preço e a alta em todos os outros segmentos que envolvem este cultivo tem deixado os mesmos submergidos em um mar de incertezas. Muitos não sabem, nem mesmo se irão conseguir adquirir fertilizantes de forma que possam atender as necessidades das lavouras.

Para tornar a vida de quem lida com café ainda mais incerta, as notícias que correm nos bastidores é que grande parte dos fornecedores de insumos, devido principalmente a alta do dólar, não irão conseguir atender a demanda dos produtores se os mesmos resolverem adquirir para cobrir todas as etapas  de adubação anual, afinal, os fornecedores com a incerteza do mercado não compraram matéria prima suficiente.

Contudo, as incertezas que rondam a cafeicultura brasileira não têm afetado o plantio de novas áreas, afinal, todos os viveiros mantem produção a todo vapor e praticamente todas as mudas já encomendadas. Porém, os investimentos em infraestrutura por parte dos produtores nem sempre acompanham o mesmo ritmo do plantio o que acaba deixando no ar uma insegurança com a qualidade do produto que irá chegar no mercado nos próximos anos.

Por Gustavo Costa de Oliveira – CRA-MG 01-055233/D – Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Pós graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Cândido Mendes – RJ

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures