ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café brasileiro: Tradição mundial e cultivo de excelência

ESPAÇO ABERTO

EM 14/04/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

Por William Santana*

Neste 14 de abril é celebrado o Dia Mundial do Café. O Brasil detém o posto de maior produtor da cultura há mais de 150 anos, sendo responsável por um terço da produção mundial. A qualidade do grão nacional é reconhecida e respeitada por onde passa. Tudo graças ao forte trabalho do produtor. Mesmo com problemas fitossanitários, ações climáticas adversas e interferências externas, o cafeicultor segue produzindo com qualidade o café que conquistou o planeta. 

O cultivo do café teve início no Brasil por volta de 1727. De lá pra cá, só houve evolução e conquistas na produção nacional, passando da adaptação da cultura ao clima e solo brasileiro, as formas de cultivo e até as mais recentes conquistas dos agricultores no manejo correto e eficiente dos cafezais. Ser cafeicultor é estar constantemente em busca das melhores soluções para sua lavoura e lutando contra os mais diversos problemas fitossanitários que a atacam.

As pragas, doenças e plantas daninhas não são problemas recentes das lavouras de café. Há registros de 1869, do Bicho Mineiro, nome popular da Leucoptera coffeella, que até hoje ataca as plantações e causa prejuízo aos produtores. O inseto, uma mariposa, está presente em diversas regiões brasileiras, principalmente nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Ainda em estágio de larva, ele age nas folhas do café causando necrose e, consequentemente, perda de capacidade fotossintetizante e desfolha. Isso compromete o desenvolvimento da planta e se não for combatido, pode causar prejuízos de mais de 50% na produtividade da lavoura. 

O Bicho Mineiro é uma praga perigosa para a cultura, mas hoje não tira mais o sono do cafeicultor como antigamente. Já existem soluções como inseticidas, que evoluem em conjunto com a cultura, tudo para ajudar o agricultor a produzir o café reconhecido mundialmente com produtividade e rentabilidade. A sustentabilidade também é uma preocupação, por isso, já há disponibilidade no mercado de produto chancelado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), por suas ações específicas sobre os insetos-alvo e seletividade aos organismos benéficos.

A adoção de melhor manejo e alta tecnologia no campo garantem uma melhora significativa na produtividade e qualidade do café brasileiro. Outro exemplo de solução que contribui para a evolução do cultivo do café são os herbicidas para o combate às plantas daninhas da cultura. Até a década de 1970, o produtor tinha que fazer o controle manual das pragas, capinando até cinco vezes ao ano a lavoura. Com o herbicida, o cafeicultor pode investir seu tempo em outras atividades da produção.

Entre uma safra e outra, a lavoura precisa ser cada vez mais produtiva independentemente das circunstâncias. Por isso, é extremamente importante a adoção dessas tecnologias para auxiliar o cafeicultor a seguir evoluindo na tradição de produzir café, principalmente, com manejos de plantas daninhas, integrado de pragas e de doenças e tecnologia da aplicação. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), projeta para a safra 2022 uma produtividade média nacional de 30,6 sacas por hectare (scs/ha), alta de 16,1%, na comparação com a temporada passada. Essa evolução mostra como a proteção de cultivos ajudou e continua ajudando o café brasileiro a ter qualidade e reconhecimento pelo mundo. Precisamos comemorar mais um Dia Mundial do Café com orgulho do nosso produtor e do seu cultivo.

*William Santana é agrônomo de campo da Linha Café da Corteva Agriscience.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures