ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

5G deve garantir informações da produção rural cada vez mais rápido

ESPAÇO ABERTO

EM 06/02/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Por Comunicação Fibracem

Produtores rurais têm enxergado com bons olhos a chegada cada vez mais próxima da internet 5G. De acordo com o gerente técnico da Fibracem, indústria brasileira especializada no setor de comunicação óptica, Sebastião Rezende, a velocidade nas respostas entre equipamentos conectados à internet, inclusive em áreas operacionais, como os ambientes de criação de animais e agricultura, são fatores que tem deixado os profissionais do agronegócio esperançosos com a possibilidade da chegada do 5G.

“Com isso, todas as informações importantes da produção poderão ser coletadas, processadas e repassadas a uma central de dados, com muito mais precisão. E isso irá contribuir bastante para agilizar uma tomada de decisão ainda mais assertiva pelo produtor”, ressalta o especialista.

Sebastião Rezende destaca que, além de alguns sistemas, como monitoramentos via CFTV, por exemplo, que já estão com presença consolidada no agronegócio outro fator importante e que contribuirá de forma significativa graças a chegada do 5G no campo é a automação dos processos produtivos bem como a integração de diferentes tecnologias como IoT, robótica e inteligência artificial, por exemplo.

“Estamos falando em automação completa de atividades, maquinários e dispositivos como drones e sensores que podem captar imagens e informações precisas em tempo real sobre o solo ou lavoura, aspecto que pode facilitar a escolha da melhor ação a ser tomada e contribuir com a sustentabilidade”, reforça.

Para o Diretor Comercial da Raisecom no Brasil, Victor Fila, uma alternativa é o produtor investir em uma infraestrutura de rede de fibra óptica própria, que pode ajudar a acelerar a chegada da internet de quinta geração nas propriedades. Segundo ele, isso ocorreria por meio de uma solução mesclada, envolvendo tanto uma parte passiva POL e GPON, agregando antenas de captação de sinal 5G.

“Existem hoje no mercado, soluções que podem viabilizar e garantir a internet 5G em propriedades rurais com fibra óptica. E de modo geral, as vantagens desse tipo de solução em comparação com outras soluções é maior, pois o gasto com a manutenção significativamente menor e ao mesmo tempo oferece uma banda de conexão superior às demais”, comenta.

Ainda segundo ele, outra possibilidade a ser estudada é a instalação das antenas em veículos automotores deixando-as móveis, o que possibilitaria o deslocamento para áreas estratégicas, de acordo com a necessidade do produtor.

Hoje, o mercado de telecom tem oferecido excelentes possibilidades para o setor do agronegócio. Em 2022, por exemplo, a Fibracem, se juntou a duas companhias de telecomunicações multinacionais – a chinesa Raisecom e a suíça Huber & Shuner, a fim de trazer soluções de alta tecnologia.

“Além da tecnologia desenvolvida pela Fibracem na parte passiva, os clientes que atuam no agronegócio também terão acesso aos produtos de rede ativos, com a certeza do cumprimento de padrões e processos estabelecidos por elas”, finaliza Sebastião Rezende.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures