FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

4C Melhorando o Desempenho da Sustentabilidade no Setor Cafeeiro numa Era de Mudanças Climáticas

ESPAÇO ABERTO

EM 09/04/2020

3 MIN DE LEITURA

0
0

No presente momento, o setor cafeeiro enfrenta vários desafios de sustentabilidade, entre eles o desmatamento e a poluição, a violação dos direitos humanos e o baixo rendimento dos pequenos agricultores envolvidos na produção do café, entre outros. A lista de problemas é muito mais longa, mas agora queremos falar sobre as soluções.

A 4C é um sistema voluntário de certificação que visa melhorar as condições de produção e processamento do café. Atualmente, mais de 400.000 agricultores espalhados por 25 países estão produzindo café compatível com o 4C. O cerne da certificação é o Código de Conduta 4C, que contém 27 princípios que estabelecem critérios rigorosos nas dimensões econômica, social e ambiental. Para serem elegíveis para a certificação, os produtores devem erradicar 10 práticas inaceitáveis, como o trabalho infantil e forçado, a falta de habitação adequada e de água potável e o corte de florestas primárias. Através dos seus princípios, a 4C apoia as Metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Para assegurar uma melhoria contínua, essencial para o sistema de certificação 4C, são realizadas auditorias independentes de terceira parte e é desenvolvido um plano de melhoria para corrigir as não conformidades identificadas. A cada ciclo de 3 anos, os requisitos para as unidades que procuram a recertificação tornam-se mais exigentes. Os programas de treinamento e calibração dos auditores 4C garantem que os organismos de certificação possam realizar auditorias de acordo com os mais recentes requisitos de certificação. 


Treinamento 4C no Brasil, 2019

Além das questões de certificação, a 4C oferece soluções sob medida para os problemas identificados. Com base nas necessidades reais e locais, projetos-piloto são concebidos para abordar questões específicas. Os resultados desses projetos poderão mais tarde ser integrados em larga escala nos processos normais de certificação. Atualmente, a 4C está desenvolvendo os seguintes temas: saúde do solo, alterações no uso do solo e cálculo das emissões de gases de efeito estufa. Os diferentes atores da cadeia de suprimentos do café são bem-vindos para estabelecer parcerias e testar as soluções desenvolvidas.

A 4C não está somente melhorando as práticas empresariais de suas unidades, como também está constantemente trabalhando no seu próprio aperfeiçoamento. Em breve, serão publicados novos regulamentos do sistema de certificação, que fornecerão orientações mais claras da norma, dos seus requisitos, do processo de certificação e de outras questões relevantes, tais como relatórios comerciais e utilização do logo. Novas ferramentas, incluindo a Ferramenta 4C de Classificação Química Avançada e o inovador Business Partner Map, que melhora a rastreabilidade do café certificado 4C, complementam as já existentes, tais como uma ferramenta de avaliação de riscos para verificar mudanças no uso do solo e na biodiversidade e uma Ferramenta de Transparência baseada na lista "suja" emitida pelo Ministério do Trabalho no Brasil.

À Medida que os consumidores se tornam mais conscientes das alterações climáticas e de questões relacionadas à direitos humanos, aumenta significativamente a procura por café de alta qualidade e produzido de forma sustentável e em condições humanas dignas. Portanto, o aumento da visibilidade para o consumidor final tornou-se uma nova característica da 4C. Torradores e compradores finais podem colocar o logo 4C em seus produtos para comunicar aos consumidores sua política de compra sustentável e, assim, sua contribuição positiva para a agenda global de sustentabilidade.

Para promover ainda mais os tópicos da sustentabilidade no setor cafeeiro, a 4C trabalha em estreita colaboração com a Plataforma Global do Café, apoia ativamente a organização Sustainable Coffee Challenge e organiza conferências anuais sobre sustentabilidade global e regional, onde especialistas em café de todo o mundo podem aprender uns com os outros, trabalhar nas questões mais graves, e aproveitar o networking oferecido. A 2ª Conferência Global 4C de Sustentabilidade acontecerá em Varsóvia, no dia 14 de outubro de 2020. Todos são muito bem-vindos e podem se inscrever aqui. A participação é gratuita. Façamos juntos um esforço para tornar a produção de café mais sustentável, assegurando assegurar um futuro melhor para o setor cafeeiro todo, para as pessoas e para o planeta.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.