FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Você sabe como armazenar seu café?

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 04/09/2018

0
0

Com a colheita sendo encerrada, a dúvida que surge é: onde armazenar o café? Segundo a Emater, os grãos produzidos podem ser armazenados tanto na propriedade quanto em armazéns especializados.

Na propriedade deve ser armazenado preferencialmente o café não beneficiado, por motivos de segurança e manutenção de qualidade, sendo que o café em coco tem a qualidade melhor preservada que o descascado.

Alguns cuidados são fundamentais:

Localização da tulha – local arejado, sol batido pelo sol e próximo do terreiro, secadores e máquinas de beneficiar.

Material de construção – madeira ou alvenaria. Quando o material for alvenaria, recomenda-se a colocação de estrados no piso, no caso do armazenamento em sacaria, ou a sua impermeabilização com lona plástica, em caso de armazenamento a granel. Recomenda-se também o isolamento em relação ao ambiente externo através do revestimento interno das paredes com tábuas.

Proteção dos lotes de cafés empilhados – usar pano de ráfia (semi-permeável).

Desinfestação – a cada nova safra, limpar e desinfetar todo o interior da tulha, para prevenir o ataque de fungos e pragas. Na tulha não devem permanecer outros produtos armazenados, pois o café absorve gostos e cheiros estranhos com muita facilidade. A tulha deve ser dotada de divisões para armazenar, separadamente, os diversos lotes produzidos.

Beneficiamento
A umidade ideal para o beneficiamento do café é de 10,5% a 11,5%. Abaixo de 10%, poderá ocorrer a quebra de grãos durante o beneficiamento. Acima de 12%, pode ocorrer também o branqueamento dos grãos, reduzindo o período de armazenamento e devem retornar ao terceiro ou secador, antes de serem beneficiados.

A máquina de beneficiar o café deve ser regulada antes de ser usada, a fim de se evitar a quebra de grãos, a saída de grãos junto com a palha ou a saída de palha junto com os grãos. É importante o café descansar nas tulhas antes do beneficiamento, após a seca para melhorar a uniformidade da secagem.

As informações são do Manual do Café – Colheita e Preparo – da Emater (MG).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.