ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tecnologia de micro-terraceamento em cafezais evolui bastante

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 17/01/2018

1 MIN DE LEITURA

0
0

A técnica de micro-terraceamento em cafezais evoluiu muito nos últimos anos, seja na ampliação dos sistemas e maquinário para sua execução, seja no aumento da área trabalhada, dando base e segurança para seu uso extensivo na cafeicultura em áreas montanhosas.

O micro-terraceamento, diferentemente do terraceamento tradicional, visa principalmente facilitar o trânsito e a mecanização dos tratos das lavouras de café em zonas montanhosas, nas quais a exploração vem sendo feita de forma manual, com custos mais elevados. O terraço é aberto nas ruas do cafezal, podendo ser feito antes do plantio ou após, na lavoura em formação ou já adulta. A distância mais adequada para haver bom espaço é em torno de 3m na rua, até 3,5 m, dando origem a um terraço um pouco mais largo.

Os sistemas de abertura dos terraços variam desde aquele com o uso do próprio enxadão, manualmente, ou com uso de arado de bois ou micro-tratores operando de ré, nas pequenas propriedades. Para as áreas maiores pode-se usar o trator normal, com lâmina traseira, operando também de marcha ré, ou, ultimamente, com maior segurança, com uso de trator de esteira, de menor potencia e mais estreito, operando com lâmina dianteira e andando pra frente, resultando em bom rendimento operacional e um custo bem compatível.

Máquinas tipo escavadeira também podem ser usadas. Existe no mercado uma miniescavadeira, com esteira de borracha e bem estreita, podendo ter até menos de 1 m de largura, útil para usar em lavouras que tenham espaçamentos mais apertados na rua.

As primeiras lavouras micro-terraceadas já têm mais de cinco anos e tem sido observado que os terraços melhoram bastante a retenção de água na área, reduzindo a erosão. O pequeno barranco deixado do lado de cima do terraço se consolida rapidamente, sem prejuízo para o sistema radicular dos cafeeiros.

Adotando tratores de menor potência e, principalmente, os mais estreitos, tem sido possível fazer boa parte dos tratos mecanizados, como as pulverizações, adubações, controle do mato e podas e, com maquinário especial e dependendo do desnível do terreno, até a colheita mecanizada. Mesmo em áreas onde se desejar manter os tratos manuais, os micro-terraços têm seu rendimento aumentado pela facilidade de trânsito dentro da lavoura.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures