ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Solução da Mosaic Fertilizantes resulta em incrementos médios de até 3,3 sacas de café por hectare

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 19/09/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Mosaic Fertilizantes desenvolveu uma solução que tem resultado em incrementos médios de até 3,3 sacas por hectare nos cafezais. Além da alta de produtividade, os cafeicultores também estão em busca de elevar a qualidade dos grãos, uma vez que a excelência da bebida final tem se traduzido em atrativa rentabilidade.

“Cuidar bem da saúde solo é uma das principais formas de atingir níveis de excelência em qualidade de café. A nutrição equilibrada, aliada às melhores práticas de manejo da cultura, permitem com que o cafeeiro tenha à disposição nutrientes importantes para produção de compostos que dão sabor e aroma ao café, influenciando diretamente na qualidade da bebida”, explica Flávio Bonini, gerente de Serviços Técnicos da Mosaic Fertilizantes.

A empresa desenvolveu o K-Mag, adubo com formulação exclusiva que apresenta notável aumento de produtividade. Por conter três nutrientes altamente solúveis – magnésio, enxofre e potássio – e baixo teor de cloro, a Mosaic afirma que as adubações com K-Mag resultam em lavouras mais homogêneas e saudáveis, com enchimento de grãos e desenvolvimento de frutos mais sadios.

Quando em concentrações adequadas, o magnésio se torna essencial para a fotossíntese, absorção de fósforo e tolerância da planta a estresse. Quando o solo apresenta deficiência de magnésio, o desenvolvimento da lavoura é comprometido, com impactos na absorção de água e nutrientes, reduzindo a produtividade da cultura e a qualidade dos grãos de café.

Outro nutriente ofertado pelo fertilizante K-Mag é o enxofre, que atua no aumento do teor de cafeína nos grãos, contribuindo para a qualidade da bebida. O potássio também contribui com o enchimento dos frutos e regula a troca de gases e a perda de água ao ambiente, garantindo que a planta esteja sempre hidratada na medida correta.

“A demanda de nutrientes de uma lavoura deve ser plenamente atendida para alcançar produtividade elevada e maior resistência a estresses climáticos, hídricos e de doenças. Um elemento essencial não pode ser substituído por outro, e a deficiência ou ausência de algum nutriente certamente impactará negativamente na produtividade do cafezal”, afirma Bonini.

A relação de troca entre fertilizantes e grãos é positiva e os cafeicultores precisam de soluções que incrementem a fertilidade do solo para aumentar a rentabilidade sem abrir mão da sustentabilidade. A Mosaic Fertilizantes investe no desenvolvimento de tecnologias que geram benefícios químicos, físicos e biológicos aos solos e processos produtivos. Dessa forma, a empresa auxilia agricultores a alcançar os máximos potenciais genéticos das culturas, contribuindo para a ampliação de sistemas agrícolas mais sustentáveis e adaptados aos cenários de mudanças climáticas e de demanda por alimentos.

As informações são da Mosaic Fertilizantes.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures