ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Processo correto de irrigação auxilia na produtividade do café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 04/02/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), aponta que o setor agropecuário não deixou de crescer mesmo em meio à pandemia. O segmento segue em expansão e com acréscimo de 27% na produção de grãos nos próximos dez anos. Ou seja, o montante passará dos atuais 250,9 milhões para 318,3 milhões de toneladas na safra 2029/2030, um aumento de 2,4% ao ano. Para alcançar esses resultados, especialistas apontam a importância de se investir em tecnologia no campo, sobretudo no processo de irrigação.

O engenheiro agrônomo e diretor da Hydra Irrigações, Elídio Torezani, destaca a força do setor agrícola no mercado brasileiro. "Ele é responsável por 21% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 20% dos empregos do país", assinala.

De acordo com a Secretaria de Política Agrícola do Mapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Departamento de Estatística da Universidade de Brasília (UnB), a expectativa é de que a área plantada também cresça, saltando de 65,5 milhões de hectares, atualmente, para 76,4 milhões de hectares.

Elídio Torezani reforça que o momento é de otimismo e tempo de acreditar e seguir investindo, apostando principalmente na inovação e na tecnologia para obter os melhores resultados. "É muito importante investir na produtividade e isso depende de tecnologia. Produzir alimentos de boa qualidade requer a adoção de alguns cuidados, que vão desde a preparação do solo e o plantio das mudas até a colheita", comenta.

O especialista alerta que, para garantir uma boa produção e obter mais eficiência aos cultivos, é importante estar atento a todas as fases para não ter perdas e também optar por técnicas efetivas, como o uso do processo de irrigação correto e bem orientado. "Existem espécies vegetais que necessitam de um cuidado ainda mais específico que, muitas vezes, acaba passando despercebido pelos agricultores", alerta.

Muitos não sabem, por exemplo, que uma das etapas mais importantes no cultivo do café é a sua floração. Esse período é responsável por definir o potencial produtivo do cafezal e, por isso, é de extrema importância estar atento às condições nutricionais das plantas e adicionar os nutrientes necessários para que ocorra um florescimento adequado.

"Boa parte dos produtores suspendem as práticas de irrigação e nutrição durante o período da colheita, esquecendo-se que a etapa fenológica seguinte é a floração. Com isso, as plantas entram nessa fase com grandes déficits nutricionais”, afirma Elídio.

Segundo o diretor, a Hydra leva muito a sério seus projetos de irrigação e sempre busca formas de facilitar a vida de seus clientes e ajudar o cafeicultor a ter sucesso em sua colheita. "Estamos sempre buscando ampliar o acesso à irrigação de boa qualidade. E isso sem pesar nas finanças dos produtores, dando oportunidade para o seu crescimento com um investimento voltado para o aumento da produtividade", completa.

Mais informações: https://hydrairrigacoes.com.br/produtos

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint