ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nutrição foliar pode ajudar a minimizar impactos da falta de fertilizantes

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 04/04/2022

1 MIN DE LEITURA

0
0

Diante da suspensão da exportação de fertilizantes pela Rússia, que responde por 23% das importações brasileiras desse insumo, os produtores rurais precisam buscar alternativas que impulsionem a safra. Para garantir uma boa colheita e minimizar prejuízos, uma opção seria a nutrição foliar como um importante auxílio para o crescimento saudável da planta e para diminuir os impactos de uma possível escassez de fertilizantes.

A nutrição foliar favorece o equilíbrio dos macros e micronutrientes essenciais para o desenvolvimento da planta. Nesta técnica de manejo, os produtos são aplicados diretamente sobre as folhas, passando pelo processo de absorção e assimilação pelas plantas, impulsionando a produtividade. Para isto, os produtos devem possuir tecnologias que favoreçam estes processos.

“Em momentos de uma possível falta de fertilizantes de base como os nitrogenados, os fosfatados e os potássicos a adubação foliar torna-se imprescindível. Essas intervenções, ao longo do ciclo da cultura, estimulam o metabolismo da planta tornando-a mais eficiente em aproveitar os nutrientes que o próprio solo fornece. O conhecimento da demanda nutricional da cultura e da sua fisiologia são primordiais para definir com quais nutrientes entrar, e principalmente em qual fase de desenvolvimento aplicá-los”, comenta João Alves, Gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Ubyfol.

“No caso do nitrogênio, por exemplo, um dos principais nutrientes importados pelo Brasil e que é exigido em maior quantidade ao longo de todo o desenvolvimento vegetativo, o produtor deve contar com técnicas complementares, como a nutrição foliar, para condicionar a planta a ter bom desenvolvimento e aproveitamento desse recurso. É importante lembrar que essa é uma técnica complementar que se faz ao longo do ciclo da cultura e que não substitui a fertilização do solo”, completa.

A Ubyfol é uma multinacional brasileira especialista em nutrição vegetal que trabalha no desenvolvimento de produtos especiais, fornecendo macro e micronutrientes para recobrimento de grânulos, tratamento de sementes, mudas e toletes, e aplicações foliares para todas as culturas agrícolas. João destaca que a empresa possui formulações que disponibilizam todos os nutrientes considerados essenciais para o desenvolvimento da planta e desenvolvidos com tecnologia de ponta. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint