FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Na lavoura, é importante colocar amor no trabalho

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 21/02/2018

0
0

Na execução das práticas na lavoura de café, do plantio à colheita, é essencial que haja atenção, capricho e interesse, para que elas tenham bom rendimento e qualidade. O modo de fazer – como o titulo diz – colocando vontade e amor no trabalho, contribui muito para alcançar resultados mais eficientes, seja no melhor desenvolvimento e produtividade das plantas, seja na redução dos custos operacionais.

A execução do trabalho com uso da mão de obra efetuando as tarefas diretamente, de forma manual, ou indiretamente, manejando o maquinário, constitui o item de custo mais importante no processo produtivo do café, representando cerca de 70% das despesas totais necessárias ao custeio da lavoura.

Somos técnicos e, talvez por isso, por não termos formação teórica sobre psicologia e comportamento humano, fica mais difícil compreender e lidar com a gestão dos trabalhadores. Por outro lado, a vivência na prática nos dá capacidade de observar que é preciso conscientizá-los e motivá-los a prestar atenção e ter cuidado na hora de executar suas tarefas. Vemos frequentemente que ao desempenharem os trabalhos, os empregados, em boa parte, o fazem de forma simplesmente mecânica, sem a necessária combinação com seus pensamentos e com sua inteligência, para que promovam maior rendimento e qualidade no fazer.

Alguns exemplos podem aqui ser citados, onde a falta de cuidados, de interesse e mesmo de amor pelo que é feito pode resultar em prejuízos:

- No plantio, a muda transportada, descarregada, jogada de mal jeito e plantada com a quebra do torrão, pode levar à formação de um sistema radicular menos desenvolvido e aprofundado, influindo na sua produtividade por longos anos;

– Na adubação, em seguida, as plantas novas, no campo, podem receber o adubo muito localizado, longe ou muito perto da muda, o que pode resultar em deficiência, salinização e até morte de plantas;

- No controle do mato, ainda nas plantas novas, trabalhar com enxada e sem cuidado pode causar ferimentos no tronco. Com herbicida, o descuido leva a fito-toxidez, que reduz o crescimento das plantas. Nas pulverizações são frequentes os erros, ora pelo uso de produtos trocados, ora por molhar demais e deixar escorrer a calda aplicada;

- Na colheita, ao derriçar os frutos, as mãos devem deslizar pelos ramos apenas na parte do ramo frutificado, livrando-se de sua parte terminal, onde só existem folhas. Caso contrário, vão representar maior desfolha das plantas e menos produtividade no ano seguinte. Nesse caso, além do cafeicultor, o próprio colhedor será prejudicado, no menor rendimento de colheita na safra seguinte.

Então quais seriam as soluções? O treinamento e a motivação do trabalhador com certeza auxiliam na melhoria operacional, porém não são suficientes. O maior acompanhamento do trabalho, pelo próprio produtor ou por seu encarregado, também ajuda. A maior fixação da mão de obra, reduzindo os volantes, também tende a criar maior comprometimento com os resultados. O trabalho familiar ou as parcerias também aumentam o interesse. A evolução em equipamentos de mecanização com controles automatizados tem sido uma tendência para maior eficiência e qualidade do trabalho.

No final, o conjunto dessas soluções indicadas deve ser compreendido por legislação ou orientações onde possa existir diferenciação pelo mérito. Hoje em dia isso é falho. O pagamento por tarefa ou produção é dificultado. Normalmente, o trabalhador que opera de bem possui direitos semelhantes aos de outro que procede ao contrário.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.