FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Maturação forçada de frutos de café é mais frequente neste ano

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 23/05/2019

0
1

No início da maturação do café nessa safra de 2019 verificou-se em diversas regiões, de forma bem frequente, a ocorrência de frutos ainda verdes apresentando manchas escuras na casca, ficando escuro por completo depois, passando de verdes a secos, sem ficarem com a casca amarelada ou avermelhada como se conhece em frutos maduros ou cerejas normais.

Muitos técnicos notaram isso, os frutos mudaram do estágio verde-cana direto para o seco. Alguns até suspeitaram que o problema estava sendo causado por um fungo, como o Colletotrichum, pois nos frutos já secos aparece uma camada de micélio e de esporos, como um pó branco.


Frutos verdes com casca escura e depois secos (direita) cobertos por frutificações brancas de fungos oportunistas

Ao analisar as condições de ocorrência dessa anormalidade, visando chegar à sua causa, observou-se que o problema estava correlacionado com plantas com carga alta, plantas fracas ou estressadas, com ramos mais carregados, amarelados e desfolhados e, principalmente, com ramos que apresentavam seca de ponteiros. Dentro do ramo produtivo a ocorrência estava mais concentrada na sua parte terminal, havendo maturação normal na base do ramo, perto do tronco. Verificou-se que na mesma planta a parte mais enfolhada apresentava frutos maduros normais, em contraste com a parte desfolhada. As plantas de variedades de maturação mais precoce apresentam mais problemas do que as de maturação tardia.


Comparativo de maior presença de maturação forçada com frutos escurecidos em cafeeiros mais estressados (esquerda) e com maturação normal em cafeeiros menos estressados (direita)

Ao se observar as ocorrências climáticas nessas regiões com problema, percebe-se que entre dezembro e fevereiro houve altas temperaturas e baixos índices pluviométricos, com maior stress principalmente em regiões de altitudes mais baixas.


Detalhe de planta com parte dos frutos com maturação forçada, concentrada em ramos desfolhados e no ponteiro dos mesmos, com maturação normal em ramos enfolhados e mais juntos ao tronco

As conclusões a que se chega são:

- As plantas que apresentam problemas de maturação forçada estão sentindo falta de energia, ou seja, não conseguiram acumular reservas suficientes para completar a maturação dos seus frutos;
- O período de stress hídrico no início da granação debilitou as plantas que não tiveram tempo de recuperar as reservas em bom nível;
- Os frutos com tecidos fracos facilitam a entrada de fungos diversos que não são primários, são oportunistas
- A maior produção de etileno, por eles conterem tecidos mortos na casca, aceleram o processo de maturação forçada;
- A florada muito antecipada, a partir de agosto/18, também ajudou, pois a maturação vem coincidindo com um período mais quente, este ano com temperaturas acima do normal;
- Mais calor ativa e acelera o processo de maturação.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.