ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Insumos biológicos podem minimizar perdas na produção de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 01/02/2023

1 MIN DE LEITURA

0
1

Os bioinsumos ganharam relevância no dia a dia dos cafeicultores e na agricultura nacional por conseguirem otimizar a produção do café. Segundo o levantamento do Business Inteligence Panel (BIP), da Spark Inteligência Estratégica, nas safras 2020/2021 e 2021/2022, a adoção dos biológicos na cultura de café aumentou 8%. Essa elevação aponta a quebra de paradigma do cafeicultor que tem buscado novos produtos, tecnologias e ferramentas que permitam o alcance de resultados diferenciados no manejo dos cafezais. 

Segundo Luciano Antoniol, gerente de marketing da Agrivalle, na cafeicultura os produtores adotam os biológicos por conta da multifuncionalidade e a capacidade de combaterem diferentes pragas. “Os nematóides, a broca do café, o bicho mineiro, a ferrugem, doenças de solo e foliares são pragas que afetam diretamente a qualidade do grão e o ganho do produtor. Ao optar pelos biológicos, as perdas e os impactos são minimizados”, explica. 

Luciano complementa ainda que os insumos biológicos têm benefícios adicionais para a cadeia do café, uma vez que permitem a produção com sustentabilidade, pois são economicamente viáveis, socialmente aceitos e ambientalmente corretos. “Contribuem para a melhoria da produtividade e rentabilidade, com menor exposição às pessoas que manuseiam e diminuição de riscos ao meio ambiente”, destaca.

Segundo o Simpósio do Agronegócio Café da Alta Mogiana 2022, além do incremento de produtividade, observa-se o crescimento na qualidade da bebida na ordem de 2 a 15%, e de até 10% na melhoria no rendimento (quantidade de café em coco para produzir um saco de café). 

A multifuncionalidade dos biológicos, além de proteger das pragas e doenças, é capaz de reduzir perdas, contribuir com efeitos fisiológicos das plantas aumentando o potencial produtivo e como reflexo, melhorar a qualidade da bebida, uma vez que a união da condição do solo, planta e ambiente resultam numa bebida diferenciada. 

A Agrivalle é uma indústria de bioinsumos agrícolas, que investe na área de pesquisa e desenvolvimento. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures