ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Frutos de café, amarelos e vermelhos no mesmo pé, será o que é?

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 18/07/2018

1 MIN DE LEITURA

0
1

Corre pela internet uma foto que nos parece tirada pelo nosso ilustre colega Mauricio B. da Silva, onde se pode ver uma raridade: no mesmo cafeeiro, frutos de café amarelos em alguns ramos ao lado de outros com frutos vermelhos e, até mais raro, no mesmo fruto, sendo parte da casca vermelha e parte amarela.

Diante das dúvidas surgidas, é indicado esclarecer o porquê desse fenômeno. A cor do fruto de café, quando maduro, é determinada por um gene chamado de xanthocarpa, que se expressa dependendo da carga genética da planta (seu genótipo), que condiciona a cor vermelha (XcXc) ou amarela (xcxc), sendo que as plantas heterozigotas (Xcxc) têm frutos que, a princípio, são amarelados, mas depois se tornam alaranjados com estrias vermelhas. Isto se refere à genética normal, vinda da semente, do embrião.

Na natureza, porém, ocorrem mutações conhecidas por somáticas, ou seja, mudanças diretas no tecido vegetal, assim podendo atingir apenas uma parte da planta ou de seus frutos. Essas mudanças ou modificações genéticas no tecido é que explicam a manifestação do efeito dos genes, que conferem a cor amarela dos frutos apenas naquela parte mutante.

Assim, as mutações podem ser divididas entre mutação de linhagem germinativa, que pode ser passada aos descendentes, e mutações somáticas, que normalmente não são transmitidas aos descendentes. Em alguns casos, as somáticas podem ser transmitidas de forma assexuada ou sexuada (em casos em que as flores e frutos se desenvolvam numa parte que sofreu mutação somática).

Numa segunda foto, tomada pelo produtor Edmar Soares, a mutação ocorreu ao contrário. Dentro de uma planta da cultivar Catucaí 785-15 de frutos amarelos apareceram ramos com frutos de coloração também vermelha e os alaranjados.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures