ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fertirrigação e nutrirrigação: Entenda a diferença e a forma mais eficiente de nutrir o plantio

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 06/10/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Por João Silva, especialista agronômico da Netafim       

Já consolidadas no manejo nutricional de diversas culturas como café, citros, HF, entre outras, a fertirrigação e a nutrirrigação também estão auxiliando produtores de grãos no aumento de produtividade decorrente do fornecimento simultâneo de água e nutrientes com alta eficiência para as plantas.

Produtores de soja, milho e feijão têm alcançado excelentes resultados através da tecnologia, o que mostra que ainda podemos evoluir em relação à nutrição dos cultivos, fornecendo água e nutrientes de forma proporcional, conforme demanda da cultura, aumentando a eficiência, evitando perdas e maximizando a produtividade.

Contudo, muitos produtores ainda têm dúvidas a respeito das diferenças da fertirrigação convencional e a nutrirrigação. Desta forma, antes de abordarmos os benefícios dessa estratégia de nutrição vamos esclarecer as diferenças entre elas.

A fertirrigação é uma técnica que consiste na aplicação de fertilizantes através do sistema de irrigação. Com a fertirrigação, o agricultor tem a possibilidade de aprimorar sua adubação convencional, aplicando parte dos nutrientes de forma mais parcelada seguindo uma agenda previamente determinada visando suprir a necessidade da planta para seu pleno desenvolvimento e produção.

Já a nutrirrigação é uma evolução da fertirrigação. Essa tecnologia, desenvolvida pela Netafim, permite que toda vez que o produtor irrigue, também tenha a possibilidade de nutrir as plantas. Diferente da fertirrigação, não existe um calendário de injeções de fertilizantes pré-estabelecidos. Os fatores que vão determinar a necessidade de se realizar a nutrição são: solo, planta e ambiente. A nutrirrigação é mais técnica e precisa. Para determinar a necessidade de injeção de fertilizantes podem ser utilizadas ferramentas como sensores de solo, extratores de solução, condutivímetro, etc.

Normalmente, os produtores de grãos realizam toda a adubação a lanço antes do plantio ou na linha de semeadura e alguns realizam adubação de cobertura alguns dias após o plantio. Esse tipo de adubação faz com que todo o quantitativo destinado a todo o ciclo da cultura seja disponibilizado de uma vez no momento que a planta ainda está com baixa demanda por nutrientes.

Muitas vezes, quando há ocorrência de chuvas fortes, grande parte desse fertilizante pode ser lixiviado ou escoado superficialmente junto com a água, não ficando mais disponível para a planta. Quando o produtor realiza os ciclos de fertirrigação, ele tem a possibilidade de fornecer uma quantidade menor de fertilizantes no início do desenvolvimento e distribuir o restante em momentos estratégicos da cultura, diretamente no seu sistema radicular.

Tanto a fertirrigação quanto a nutrirrigação são excelentes formas de se fazer a nutrição dos cultivos, a escolha da estratégia dependerá do equipamento existente na fazenda e o perfil técnico do irrigante. Essa oportunidade de se realizar uma nutrição mais técnica e eficiente é que faz com que os irrigantes que implementaram o sistema de irrigação por gotejamento Netafim alcancem resultados acima da média.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures