ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fase da maturação do grão de café necessita cuidados

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 25/02/2019

1 MIN DE LEITURA

0
0

Levantamento elaborado pela Alltech Crop Science, que desenvolve soluções naturais para a agricultura, em parceria com a Agrovista, em Albertina (MG), mostrou que o uso de soluções naturais durante o processo de maturação trouxe ganhos de rentabilidade ao produtor.

De acordo com a pesquisa, as ferramentas à base de potássio e aminoácidos, utilizadas a partir do início da maturação do café, geraram incremento de produtividade de aproximadamente 5%. “As soluções estimulam naturalmente o transporte de carboidratos para os grãos. Se este redirecionamento for feito em quantidade e tempo adequados, as estruturas se desenvolvem melhor. Isso influencia na produtividade, pois se um grão está bem formado, teremos mais peso, o que traz melhores resultados finais”, explica o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico da Alltech Crop Science.

Além de respostas quantitativas, o estudo apresentou os ganhos qualitativos com o uso de biotecnologia no cafezal. A lavoura que recebeu as aplicações das soluções naturais apresentou 82% dos grãos de café com peneira igual ou maior que 17 (classificação preferida pelas beneficiadoras para cafés de melhor qualidade), enquanto na área sem o uso das ferramentas, o índice foi de apenas 66%.

Segundo Marcos, esta uniformidade do tamanho dos grãos impacta diretamente na rentabilidade do produtor. “Ao final, teremos um maior número de grãos com melhor desenvolvimento, o que gera também melhor qualidade da bebida. Estes aspectos influenciam na negociação do produto e, consequentemente, na rentabilidade”, afirma o agrônomo. O especialista ainda reforça a importância da atenção a outras fases sensíveis do ciclo do café como o florescimento e a frutificação, etapas essenciais que antecedem a maturação.

O agrônomo indica o uso do Bulk®, durante a maturação do cafeeiro. O fertilizante organomineral classe A, da Alltech Crop Science, é composto de potássio e aminoácidos que auxiliam no desenvolvimento da planta e na translocação dos carboidratos de forma equilibrada. Com isso, é possível atingir coloração, peso e sabor demandados pelos consumidores.

Mais informações: www.alltechcropscience.com

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures