ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Faesp emite orientações aos agricultores sobre como lidar com as geadas

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 28/07/2021

1 MIN DE LEITURA

0
0

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) alerta os produtores rurais sobre os impactos das geadas que podem atingir o estado nos próximos dias. Para isso, a entidade emite orientações e comunicados com informações para proteger cada tipo de cultura das adversidades climáticas.

O Departamento Técnico da Faesp reuniu informações de centros acadêmicos e tecnológicos para orientar as atividades no campo, de modo a reduzir os prejuízos com a chegada dessa frente fria. Confira as dicas:

Pulverização prévia: pulverização prévia com calda de açúcar ou melaço de cana para fortalecer a planta. Também pode ser associado algum aminoácido para auxiliar a recuperação da planta afetada.

Irrigação contínua: propriedades rurais que fazem uso de irrigação e que estão localizadas nas áreas afetadas pela frente fria devem irrigar bem o solo, por aspersão ou inundação.

Fogueiras controladas: fogueiras em pontos estratégicos no entorno da produção associadas à circulação de ar forçada ajudam a espalhar calor. É necessário desbastar o terreno ao redor da propriedade para impedir a propagação e evitar o acúmulo de ar frio.

Limpeza do terreno: para culturas perenes, como o café, a manutenção do terreno completamente limpo, nas meias encostas, pode ajudar como defesa preventiva.

Atenção aos ambientes controlados: ambientes protegidos também estão sujeitos aos efeitos das frentes frias. As plantas desses locais também devem ser irrigadas. É importante observar se o calor interno não está sendo dissipado.

Proteja a planta: métodos de proteção física podem ser eficientes. Entre eles, recomenda-se: cobrir as plantas e mudar com jornal, sacos de papel ou plástico.

No estado de São Paulo, a queda maior das temperaturas previstas para os próximos dias fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) gerasse alerta de atenção redobrada para as seguintes áreas: Costa Verde, Campinas, Bauru, Araraquara, Piracicaba, Itapetininga, Ribeirão Preto, Araçatuba, São José do Rio Preto, Sorocaba, Bragança Paulista, Vale do Paraíba, Litoral Norte, Litoral Sul, Baixada Santista, Vale do Ribeira, Região Metropolitana de São Paulo, Presidente Prudente, Marília, Assis e Serra da Mantiqueira.

Sindicatos rurais, associados e entidades parceiras podem acessar o site e as redes sociais da Faesp para acompanhar em tempo real as atualizações sobre os assuntos de maior importância para o setor, como os impactos da queda maior das temperaturas previstas para os próximos dias.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint