ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estudo analisa uso de protetor solar para folhas e frutos nas plantações de café

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 25/10/2022

2 MIN DE LEITURA

1
0

Estudos realizados pela Santinato & Santinato Café comprovaram que o uso de Sungard, protetor solar para folhas e frutos produzido pela Viter, marca de insumos agrícolas da Votorantim Cimentos, aumenta a produtividade e a qualidade da colheita dos cafezais. Para elaboração do estudo, foram realizados dois testes com o produto, sendo um com aplicações no período de floração e outro durante as chuvas e altas temperaturas do verão.

No primeiro cenário, o Sungard foi aplicado no período de pré e pós-florada do café, em Patos de Minas (MG). Os resultados demonstraram melhorias significativas nos três índices extremamente relevantes para o cafeicultor: controle da escaldadura de folhas e frutos (tanto imediata quanto residual), melhoria na maturação dos grãos (aumentando quantidade de cerejas e passas) e redução de temperatura foliar.

Já no segundo estudo, as aplicações de Sungard foram realizadas em São João da Boa Vista (SP), no período de chuvas. Nesse contexto, mesmo em condições mais adversas, o produto apresentou resultados positivos. Promoveu conforto térmico para as plantas, controle de escaldadura no momento de altas temperaturas e resultou em grãos de melhor qualidade.

Lançado em 2021, o Sungard é um protetor solar da Viter para as lavouras de base mineral (hidróxido de cálcio e magnésio). A principal função do produto é proporcionar conforto térmico às plantas e, com isso, evitar os efeitos nocivos que esse estresse causaria nas plantações.

“Os estudos demonstram que é possível proteger os cafezais dos efeitos nocivos do excesso de exposição solar. As altas temperaturas e a intensa radiação solar podem causar estresse às plantas e escaldaduras nas folhas e frutos, prejudicando a qualidade e a quantidade dos grãos de café. Com Sungard, o agricultor protege seu cafezal e proporciona condições adequadas para o bom desenvolvimento de cada fase das plantas e, consequentemente, uma colheita mais farta e de melhor qualidade”, afirma o coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Viter, Erivelton Lopes Paes.

A aplicação do Sungard é feita por pulverização com a utilização de qualquer tipo de equipamento. Apresentando elevada solubilidade e aplicado sobre as plantas, o protetor solar da Viter cria uma camada física protetora que mantém a coloração dos frutos e não interfere nas trocas gasosas e fotossíntese, além de apresentar excelente aderência e permanência nas plantas.

O Sungard é comercializado em embalagens de 20 kg e recomendado para uso em diversas culturas, sobretudo as mais sensíveis à radiação solar, como, por exemplo, café, citros e alguns hortifrútis. O protetor solar é resultado de investimento em pesquisa e desenvolvimento da Viter realizado no Brasil durante três anos.

Mais informações: Viter Agro 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GERALDO GARCIA DE MEIRELES

GOIÂNIA - GOIÁS - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 25/10/2022

Palavra do Santinato e confiável. O cara entende de café . Parabéns. Abraço.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures