ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Escaldadura em cafeeiros pode ser parcialmente recuperada

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 24/07/2019

1 MIN DE LEITURA

0
0

Em janeiro/fevereiro deste ano, em função de pouca chuva em combinação com altas temperaturas, ocorreu muita escaldadura, provocando o amarelecimento e a queima de folhas e frutos dos cafeeiros. Depois da retomada das chuvas e tratos nutricionais, em seguida, verificou-se no campo que muitos dos sintomas da escaldadura desapareceram, ou seja, houve recuperação na folhagem.

A escaldadura ocorre quando a planta absorve uma grande quantidade de energia do sol e não consegue dissipá-la, então ocorre um dano oxidativo. A queima acontece sob duas formas: a clorose, provocada pela degradação da clorofila; e a necrose, devido à morte dos tecidos. As regiões mais quentes, em altitudes mais baixas, e a face dos cafeeiros voltada para o sol da tarde são as mais afetadas pela escaldadura.

No caso de danos oxidativos, que afetam os cloroplastos, degradando a clorofila e provocando o amarelecimento das folhas, não chegando à necrose, parece ocorrer uma reversão, uma recuperação, com nova formação de clorofila, pois foi observada a retomada de coloração esverdeada da folhagem, antes amarelada pelo efeito da escaldadura.

Nos casos de partes de folhas necrosadas, estas áreas não podem ser regeneradas, pois o tecido ficou morto e não ocorre mais qualquer atividade fisiológica nestes locais.

Assim, embora se deva fazer um trabalho de pesquisa aprofundado sobre como os tecidos afetados pela escaldadura se recuperam, fica a observação para os técnicos de campo sobre a possibilidade de recuperação parcial da atividade fotossintética da folhagem, portanto, melhorando a capacidade de crescimento e de manutenção da frutificação nos cafeeiros afetados.

Para conhecimento complementar vejam que a etapa de conversão da luz em energia acontece na região das membranas dos tilacoides, partes do cloroplastos (ver figura 1) onde está concentrada a clorofila. Os cloroplastos são um tipo de plastos, organelas citoplasmáticas presentes nas células das plantas. Os cromoplastos tem a cor que colore as folhas frutos e flores, sendo os xantoplastos (amarelos), eritroplastos (vermelhos) e os cloroplastos (verdes).


Na foto à esquerda, efeitos da escaldadura em folhas de cafeeiros, com amarelecimento e queima de parte das folhas. À direita, lado das plantas batidos pelo sol da tarde, com boa recuperação do amarelecimento após retomada das chuvas

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures