ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Epamig avalia alternativas para uso racional e substituição parcial de fertilizantes minerais

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 25/03/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

Agricultores do Brasil e do mundo têm se preocupado com uma possível falta dos fertilizantes minerais. Embora não haja uma alternativa para a substituição total desses produtos atualmente, a pesquisa agropecuária tem avançado em diversos estudos sobre maneiras de reduzir e otimizar o uso desses insumos, priorizando práticas agrícolas mais sustentáveis. Dentre as tecnologias poupadoras de fertilizantes minerais, está o manejo da fertilidade por meio da análise do solo, que torna as recomendações de adubação mais eficientes na utilização dos nutrientes pelas plantas, resultando na máxima produtividade da cultura.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) vem testando o uso de adubos orgânicos associados ou não a fertilizantes minerais e com organominerais (associação entre adubos orgânicos e fertilizantes minerais, dentro das proporções regulamentadas), capazes de potencializar a eficiência na absorção de nutrientes pela planta. “A premissa é obter maior produtividade com a mesma quantidade ou com doses menores destes fertilizantes com eficiência aumentada (aqueles com potencial para liberar os nutrientes no momento em que as plantas mais necessitam)”, explica o pesquisador da Epamig, Alex Teixeira Andrade.

“As pesquisas apontam que é possível substituir parcialmente os fertilizantes minerais por fertilizantes organominerais, melhorando o crescimento das plantas, a qualidade do solo e a fixação de dióxido de carbono (CO2). No entanto, não se trata de uma fonte alternativa, uma vez que o processo de produção desses organominerais utiliza fertilizantes minerais”, acrescenta o pesquisador.

O pesquisador Sânzio Mollica Vidigal destaca que “nas pesquisas com hortaliças, café e culturas anuais, os fertilizantes organominerais apresentam bom desempenho, em função de efeitos sinérgicos que ocorrem no solo, qualidade em nutrientes e função potencial para a fixação de gás carbônico”. Mas chama atenção para o fato de que são necessários mais estudos para se precisar resultados a médio e longo prazo.


Pesquisas com fertilizantes organominerais apresentam bom desempenho nas culturas de hortaliças, cafés e culturas anuais - Foto: Erasmo Pereira

Na utilização de fertilizantes minerais, a Epamig tem desenvolvido pesquisas para obtenção da dose ótima de diversos nutrientes, promovendo a melhoria na recomendação de adubação, o uso racional de fertilizantes e, consequentemente, um melhor manejo da fertilidade do solo para diversas culturas. Um exemplo deste melhor manejo da fertilidade é a aplicação foliar do micronutriente molibdênio (Mo), que aumenta a eficiência do uso do nitrogênio em diversas plantas, promovendo a redução da dose de Nitrogênio (N) aplicada. Na cultura da cebola, a aplicação foliar de molibdênio permitiu a redução de até 100 kg/ha de N para a obtenção da máxima produção de bulbos. E, na cultura do feijão, o uso de Mo, seja na aplicação foliar ou em sementes enriquecidas com este micronutriente possibilita a redução na adubação em cobertura com nitrogênio.

Também para cultura do feijoeiro, outras alternativas têm sido estudadas para a redução ou eliminação da adubação nitrogenada, dentre elas, o uso do clorofilômetro como ferramenta para determinação da quantidade exata de adubação nitrogenada para o feijoeiro comum (a análise do teor de clorofila nas folhas, permite precisar a quantidade dos nutrientes fundamentais na planta). E uso de inoculação e coinoculação com rizóbio (bactérias fixadoras de Nitrogênio) a azospirilum (que produz ácido indol-3-acético (AIA), uma auxina que atua no alongamento celular). 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures