ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Engenheiro agrônomo da Biotrop explica sobre nematoides no cafezal

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 24/09/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

Os nematoides são vermes microscópios geralmente abundantes no solo e na água doce e salgada. Muitas vezes atuam como parasitas de animais, insetos e de plantas, podendo atingir a produção de café, onde normalmente são encontrados os do gênero Meloidogyne. Essas infestações no cafezal causam danos expressivos, principalmente quando ocorrem em solos arenosos, com baixa fertilidade e deficiência hídrica.

O engenheiro agrônomo e representante de vendas da Biotrop, Gustavo Romero, explica que os efeitos são diversos. “As plantas ficam com tamanho desigual, formando reboleiras na cultura. As folhas podem apresentar coloração anormal, cloróticas, semelhante aos sintomas de deficiência nutricional. Resulta na diminuição da produção, muitas vezes inviabilizando o cultivo”, conta.

Gustavo indica que a solução para este problema é proteger as raízes e reestabelecer o equilíbrio e a saúde do solo. Para isso, a Biotrop conta com uma ferramenta chamada Furatrop, um bionematicida com formulação para agir rápido no solo. Combinado com a tecnologia japonesa Hayai e uma cepa eficiente (2657) de Bacillus subtilis, o produto age rápido, entregando resultados superiores no controle de nematoides e aumentando a rentabilidade das lavouras.

A bactéria presente no produto age de três maneiras diferentes no cafezal. A primeira é por meio de antiobiose, atuando diretamente sobre os nematoides (por exemplo, atuando sobre a parede celular do verme). A segunda forma é por competição, formando um biofilme protetor nas raízes das plantas que desorienta os nematoides e forma uma barreira física que evita que cheguem às raízes. Por fim, atua na indução de defesa das plantas, tornando-as mais resistentes. “O Furatrop protege a raiz quando a bactéria coloniza a rizosfera, confundindo os vermes”, aponta o engenheiro agrônomo.

Para saber mais sobre o produto, acesse o site.

As informações são da Biotrop.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures