ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Empresa desenvolve sistema de irrigação para café conilon

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 11/09/2018

1 MIN DE LEITURA

0
0

A empresa Netafim/Amanco, líder em soluções de irrigação por gotejamento, desenvolveu um sistema de irrigação por gotejamento subterrâneo em café conilon. A tecnologia está em funcionamento em uma área experimental no Sul da Bahia e tem apresentado, segundo eles, bons resultados de produção, produtividade e otimização do manejo do cafeeiro.

Segundo Igor Lapa, engenheiro agrônomo da divisão de irrigação, o sistema faz parte de uma evolução na cafeicultura irrigada. O intuito é ajudar o agricultor a produzir mais com menos.

A Fazenda Kitanda, do grupo Agrícola A4, localizada em Guaratinga (BA), possui a tecnologia há três anos, fruto da parceria entre a Netafim Brasil e a distribuidora Hydra Irrigações. O projeto é acompanhado de perto pelas empresas, através de avaliações periódicas do sistema e da cultura.

A propriedade conta com a tecnologia de irrigação por gotejamento subterrâneo e nutrirrigação, que permitem ganhos maiores de produtividade, qualidade dos frutos e economia de mais de 100% na utilização da água quando comparado com o balanço hídrico da região.

São cerca de 150 hectares equipados com estruturas automatizadas de operação, filtragem e injeção de fertilizantes. Além disso, sensores de solo norteiam o momento mais adequado de irrigar e nutrirrigar, estratégia que tem resultado altas produtividades - até 137 sc/ha – economia de água e insumos.

“Um dos principais desafios do projeto foi justamente criar um sistema que pudesse ser enterrado com garantias de bom funcionamento. E depois dos anos de estudos, temos a certeza de um protocolo exclusivo e seguro para garantir a performance do sistema e altas produtividades das plantas da lavoura de café”, destaca Lapa.

Com a irrigação subterrânea, a Fazenda pode aproveitar não somente dos benefícios da tecnologia gota a gota, mas também desfrutar de melhorias operacionais como: colheita, poda, desbrota, entre outros. O sistema permite avanços nas tecnologias de colheita e facilita o manejo diário dos cafeeiros sem qualquer interferência, seja por intrusão radicular ou deterioração dos tubos. Assim, o cafeicultor pode aproveitar de todas as vantagens da irrigação por gotejamento (aumento de produtividade, melhora na qualidade dos frutos, economia de água, insumos e energia elétrica) e ainda otimizar os processos de produção dentro da lavoura.

Mais informações: www.netafim.com.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures