FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Dicas da Cocatrel sobre como secar café com manejo de dobras

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 03/07/2019

0
0

A cooperativa Cocatrel separou um vídeo sobre o manejo de dobra, prática que tem sido muito utilizada pelos produtores no momento de secar o café.

A dica importante é quando o café chega da lavoura. Você deve distribui-lo, grão a grão, no terreiro, para que a água remanescente dos frutos tenha uma secagem mais rápida e uniforme.

Em um ou dois dias, esse café irá murchar e escurecer a casca, e então já poderá ser feita a primeira dobra a 50%. O momento mais indicado para isso é logo após o sereno de manhã. Cuidado para não pisar nos grãos!

A partir desse momento, você irá monitorá-lo pegando o café na sua mão. Se ele não estiver mais melando, é o momento de fazer a segunda dobra a 25%, e então você pode começar a mexer o café de oito a doze vezes por dia.

Também é nesse momento que você pode "enleirar" o café ou fazer um monte (o que for mais viável na propriedade). Por volta das duas ou três horas da tarde, quando o sol ainda estiver bem quente, deve-se juntar o café e cobrir com um pano e uma lona.

Com o manejo de dobra você tende a ter lotes de café com uma qualidade melhor, ganha espaço no terreiro e tempo na sua propriedade.

As informações são da Cocatrel.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.