Foto: Café Editora
O material genético denominado Siriema surgiu a partir de híbridos, em gerações avançadas, oriundos de cruzamentos e retro-cruzamentos de cafeeiros de C. arabica com C. racemosa, trabalho iniciado no IBC e agora na Fundação Procafé.
Duas linhas vêm sendo trabalhadas: a reprodução vegetativa, por mudas clonais de plantas matrizes selecionadas, e a segunda por reprodução seminal, ou seja, obtenção de cultivares que possam ser reproduzidas por sementes, com homozigoze para a resistência.
A Cultivar Siriema AS 1 foi lançada em 2014 pela Fundação Procafé, sendo registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para seu cultivo comercial. Em sua geração F4, em campo experimental na Fazenda Santo Antonio, em Coromandel (MG), ela mostrou homozigoze para resistência ao bicho-mineiro, possuindo, ainda, resistência à ferrugem e indicando a possibilidade de reproduzir essas características genéticas através de sua reprodução por sementes.
Foto: Divulgação
Observações no mesmo campo, em Coromandel, com base nas avaliações de infestação e características de produtividade, mostram que duas novas seleções, uma de frutos vermelhos e outra de amarelos, de forma semelhante ao Siriema AS1, tem apresentado bom nível de resistência, podendo ser, assim, reproduzidas por sementes.
Em campos de multiplicação dessas seleções de Siriema, instalados em diferentes regiões cafeeiras em Minas Gerais, na Mogiana (SP), na região de Marechal Floriano (ES) e na Chapada Diamantina (BA), independentemente da região ambiental e das populações locais de bicho-mineiro, tem sido confirmado, em escala de maior número de plantas, o elevado nível de resistência, com alta reprodutibilidade dessa característica desejada, nas gerações derivadas.
Foto: Divulgação
Nas seleções novas de Siriema, realizadas em Coromandel, além da característica de resistência ao bicho-mineiro, as plantas têm apresentado melhor arquitetura de copa e maior produtividade, diferentemente da Cultivar AS1, que apresenta copa bem estreita, portanto adequada a menores espaçamentos. Todas elas possuem um atributo desejável a maturação precoce dos frutos, podendo, assim, ser combinada com o cultivo de outras cultivares comerciais, de maturação média e tardia. Verificou-se, ainda, que as plantas de Siriema dessas seleções têm mantido boa resistência à ferrugem.
Fica evidenciada, deste modo, a viabilidade da descendência seminal dos cafeeiros da Cultivar Siriema, em sucessivas gerações e novas seleções. Paralelamente está sendo preparada a infra-estrutura para distribuição de outra cultivar de Siriema (VC4), esta com reprodução das matrizes selecionadas por meio de estacas ou por embriogenese somática.