ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cultivar Arara de cafeeiros interage com o espaçamento de plantio

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 08/05/2019

2 MIN DE LEITURA

2
1

Espaçamentos bem juntos entre as plantas na linha de cafeeiros da cultivar Arara podem melhorar o seu comportamento vegetativo e produtivo. As menores distâncias entre cafeeiros, por exemplo a 0,5 m, são indicadas com o objetivo de reduzir a produção por planta, o que resulta em menor stress pela carga de frutos. Com isso, as plantas podem se recuperar mais facilmente no pós-colheita, o que, juntamente com um maior número de plantas por área, irá significar maior produtividade por hectare de lavoura.

A cultivar Arara, pelas suas características de alta produtividade, bom vigor, boa resistência a doenças e boa qualidade dos frutos, tem sido uma das mais plantadas ultimamente. No entanto, ela apresenta uma copa com ramagem muito compacta, com ramos longos e bifurcados, o que indica, no médio prazo, a necessidade de utilização de poda de esqueletamento/desponte para desembatumar a planta. A maturação dos frutos nessa cultivar é mais tardia e desuniforme.

A característica da cultivar Arara, de possuir vegetação muito vigorosa, à primeira vista indicaria a necessidade de usar maiores distâncias entre plantas, pois elas exigiriam mais espaço para sua ramagem. No entanto, os dados de pesquisas mostram que quando se aumenta as distâncias entre plantas, os ramos se bifurcam mais, em secundários e terciários, provocando a compactação das plantas mais rapidamente. Ao contrário, quando se reduz as distâncias, as plantas se tornam mais esguias e ocorre certa “correção” na arquitetura, que favorece a abertura da ramagem, influindo na própria floração e frutificação, que se tornam mais uniformes. Ressalta-se que, nesse caso, usando a distância de 0,5 m entre plantas, sempre é preciso ter o cuidado de conduzir uma só haste por planta.

Em função das observações aqui efetuadas, quanto à melhoria na vegetação e produtividade de cafeeiros da cultivar Arara em distâncias menores, recomenda-se que, em plantios com essa cultivar, devem ser adotados espaçamentos em renque mais fechado, com distâncias próximas a 0,5 m entre plantas na linha. O espaçamento na rua, entre linhas, estes vão depender do sistema de manejo desejado. Se com mecanização se utilizam de 3,5 a 4,0 m e em adensamento de 2,5 a 3,0 m. Nas menores distâncias de rua, devem ser previstas conduções com poda safra zero, assim que necessário.


Cafeeiros da cultivar Arara na 2ª safra, plantados a 0,5 m entre plantas na linha - Varginha (MG), jan/2019


Cafeeiros da cultivar Arara em Varginha (MG), mostrando plantas mais esguias e abertas, menos compactas, com frutificação mais uniforme. Mesma lavoura da foto anterior. Produtividade estimada em cerca de 80 scs/ha - Jan/19

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 01/06/2019

A cultivar Arara é sim adequada à poda, brotando muito bem. Até, o esqueletamento deve ser empregado mais frequentemente pois a saia das plantas fica mais embatumada, sendo recomendada poda lateral pra arejar mais a planta. Matiello
BRUNO BASTOS PEREIRA

PERDÕES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 31/05/2019

O arara responde bem a poda? É tipo o mundo novo mesmo?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures