ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cuidados para a próxima safra

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 05/08/2019

1 MIN DE LEITURA

0
0

A safra 2019/2020 tende a ser menor em relação ao ano passado, por conta da já esperada bienalidade do grão e das mudanças climáticas. A maioria dos produtores já finalizou a colheita e neste momento é a hora de tomar certos cuidados para garantir uma safra seguinte produtiva.

Um deles é o repasse, que segundo a Folha Rural, produzida pela Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), ainda não é muito utilizado. O artigo aponta que esse manejo é de suma importância para o controle da broca, já que o inseto sobrevive nesse período justamente nos frutos que permaneceram na lavoura, seja na planta ou no solo. Na tentativa de diminuir os custos da colheita, normalmente desconsideram o repasse, o que pode ser um problema para a futura produção. 

A broca causa grandes prejuízos, devido às perdas de qualidade e quantidade, e por necessitar, quando o controle for químico, de grande quantidade de produtos com custo muito alto e grande impacto no equilíbrio da lavoura.

Os prejuízos para a próxima safra podem ser grandes, considerando a produção alta esperada por conta do inverno chuvoso em algumas regiões, o que potencializa a praga. Mesmo que a princípio não se apresente economicamente viável retirar os frutos que ficaram desta safra, esta é a prática que ajuda o controle da broca.

Outro manejo de suma importância é a pulverização de pós-colheita. A colheita manual e mecânica causam injúrias nas plantas, sendo uma porta de entrada de agentes patogênicos. Estas ocorrências em locais em que as condições ambientais são favoráveis podem provocar danos em ramos produtivos e perdas em área foliar.

Como forma de cicatrizar as lesões originadas na colheita, os usos de pulverizações com cobre são indispensáveis. Além do efeito cicatrizante, também contribuem com a redução dos inóculos de fungos, tais como da ferrugem e da cercosporiose, e também o complexo de doenças que causam danos às flores do café.

As informações são da Folha Rural – Cooxupé.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures